Entrevista I Saúde - “Quando alguém falta a uma consulta, outra pessoa fica sem atendimento, o que não é justo e pode criar filas de espera que poderiam ser evitadas”

05/06/2017

A partir desta semana, vez ou outra, entrevistaremos alguns secretários da Prefeitura Municipal de Sertãozinho para apontar os trabalhos que estão sendo realizados, bem como apresentar as ações desses quase seis meses à frente de suas referidas pastas.

Nesta primeira, o entrevistado é o secretário municipal de Saúde, Fabrício de Freitas Fonseca, que explicou sobre as atividades realizadas desde os primeiros dias no comando, e sobre o que ainda está por vir. Acompanhe!

 

 

Qual o balanço que você faz desses cinco meses à frente da pasta?

 

Fabrício de Freitas Fonseca - O balanço é extremamente positivo, tendo em vista o tamanho do desafio que é gerir a Secretaria Municipal de Saúde, com tantos serviços e unidades, e quase 800 colaboradores. Logo de início enfrentamos a questão da vacinação contra a febre amarela, assim como outros assuntos de alta complexidade.

A Secretaria de Saúde tem uma equipe técnica extremamente competente, comprometida e proativa, o que torna nosso trabalho mais assertivo. Quem ganha é a população.

Enquanto grande parte das cidades está paralisando serviços, estamos com todos os serviços de saúde em pleno funcionamento, graças ao apoio e a confiança depositadas pelo prefeito Zezinho Gimenez e pelo vice-prefeito Nilton Teixeira.

Realizamos um mutirão de exames de alta complexidade, estamos realizando melhorias em várias unidades e temos um olhar especial para a UPA – Unidade de Pronto Atendimento.

Estou muito feliz e confiante que podemos avançar mais e melhorar, constantemente, os serviços prestados pela Secretaria.

 

 

Estão sendo realizadas várias ações de melhorias na área da saúde. Cruz das Posses, por exemplo, ganhará um Complexo de Saúde moderno. Como você avalia esses investimentos da Administração Municipal?

 

Fabrício - O prefeito Zezinho Gimenez é um gestor visionário, de extrema sensibilidade. Consegue prever as necessidades atuais e futuras de uma cidade tão dinâmica como ninguém. Novos investimentos que terão início em breve, como a reforma e ampliação da UBS “Francisco Xavier de Carvalho” (Cohab 8), a reforma do Centro de Saúde II, no bairro São João, e as adequações nos prédios do Núcleo de Controle de Vetores e no Centro de Controle de Zoonoses, são prova de que, mesmo num momento de instabilidade em que o Brasil se encontra, os investimentos na Saúde não param, são prioridades, preparando o Município para os próximos anos. Gostaria de agradecer publicamente também o apoio da Secretaria de Planejamento e Gestão Orçamentária.

 

Ainda sobre melhorias na saúde, percebemos que houve uma diminuição no número de reclamações do atendimento da UPA. A que o senhor atribui?

 

Fabrício - Como todo novo equipamento de Saúde, a UPA passou por um período de adequação, aliado a uma epidemia de dengue que assolou não só Sertãozinho, mas todo o País. É normal que ainda tenhamos reclamações pontuais. Mas, de maneira geral, a UPA de Sertãozinho tem sido bem avaliada pelos usuários, que num mesmo local recebem atendimento médico, são medicados, têm à disposição exames laboratoriais e até de Raio-X, além de já sairem da unidade com os medicamentos prescritos gratuitamente.

E ainda temos que considerar o fato de que, aproximadamente, 25% dos atendimentos realizados pela UPA são de pessoas provenientes de outros Municípios, uma realidade que estamos trabalhando para tentar mudar.

Recentemente, foram implantadas duas salas de classificação de risco externas, ao lado da recepção, dando maior agilidade e conforto no atendimento aos pacientes, a farmácia foi transferida para um local de mais fácil acesso e estamos investindo em tecnologia, para que os resultados dos exames fiquem prontos mais rapidamente. Estamos cobrando agora da Organização Social gestora da Unidade, investimentos em treinamento e capacitação dos profissionais. Em resumo, a Upa de Sertãozinho tem sido uma das mais elogiadas da região, e vamos trabalhar incansavelmente para melhorar ainda mais o atendimento ao cidadão.

 

A vacinação contra a gripe teve pouca adesão. Qual o seu recado para aqueles que ainda não se vacinaram?

 

Fabrício - Investir em prevenção é sempre o melhor caminho. Foram criados alguns falsos mitos sobre a vacina que, por vezes, confundem a população. Gostaríamos de tranquilizar a todos, pois a vacina é segura, praticamente indolor, até mesmo para as crianças, e extremamente eficaz. Tendo em vista a baixa adesão de grande parte dos grupos prioritários, o Ministério da Saúde prorrogou a campanha até o dia 09 de junho. Não deixe de procurar uma sala de vacina mais próxima de sua residência.

 

Recentemente, foi feito um trabalho que acelerava e dava agilidade nas consultas. Como está essa situação nesse momento?

 

Fabrício - Esse trabalho teve início na gestão passada e vem funcionando cada vez melhor. Nosso tempo de espera realmente vem diminuindo, graças aos investimentos em tecnologia, contratação de médicos e a prioridade dada pela Administração à saúde da população.

Mas, quero aproveitar a oportunidade, para pedir a colaboração da população: temos um índice de falta nas consultas agendadas de, aproximadamente, 30%. Os cidadãos precisam ter consciência de que, quando alguém falta a uma consulta, outra pessoa fica sem atendimento, o que não é justo e pode criar filas de espera que poderiam ser evitadas.

 

Quais as próximas ações da Secretaria Municipal de Saúde?

 

Fabrício - Mesmo com todas as dificuldades orçamentárias e financeiras, o Prefeito Zezinho Gimenez nos elencou uma série de prioridades: estamos elaborando um pregão, em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, e diversas Unidades Básicas de Saúde receberão melhorias, como pintura interna, reparo de portas etc, visando trazer melhor conforto ao usuário / paciente.

Estamos dando início a um novo processo de acolhimento e modernização das recepções das Unidades. Até o segundo semestre, todas contarão com televisores de última geração, painéis de senha para melhoria do fluxo de atendimento, bebedouros apropriados e mais alguns avanços.

Estamos dando início à substituição de alguns equipamentos essenciais como os aparelhos de eletrocardiograma, desfibriladores e algumas autoclaves (equipamentos essenciais para esterilização), além de outros que forem necessários. Nesse ponto temos que agradecer a parceria com a Câmara Municipal, já que alguns vereadores têm conseguido Emendas Parlamentares que viabilizarão a aquisição desses equipamentos e outros que serão destinados à Santa Casa, nossa maior parceira.

Também estamos dando início também à implantação do Prontuário Eletrônico e, na sequência, o que será um trabalho mais longo, temos a intenção de digitalizar todos os prontuários já existentes.

Assim, em nome de todos os servidores da Secretaria de Saúde, gostaria de agradecer a oportunidade e dizer que estamos sempre à disposição da população e que trabalharemos, incansavelmente, para que a Saúde de Sertãozinho continue tendo o nível de qualidade alcançado até hoje, e a confiança dos cidadãos. (Assessoria de Comunicação da PMS).