Ecopontos de Sertãozinho e Cruz das Posses já estão abertos à população

15/06/2020

A população sertanezina já pode utilizar os 13 ecopontos que passaram a funcionar neste dia 10 de junho e contribuir ainda mais com a preservação ambiental no município. Mais três ecopontos logo serão entregues à população, completando um total de 16 locais com toda a infraestrutura para descarte correto e consciente.
De acordo com informações da Secretaria de Meio Ambiente, cada pessoa poderá descartar até 1 metro cúbico de massa verde, que são os restos de poda, e também resíduos de construção civil. Os pneus são limitados a 4 unidades por dia. Já para resíduos recicláveis e volumosos, como móveis e eletrodomésticos, não há um limite estabelecido. “Porém é importante destacar que os ecopontos são destinados para pequenos volumes. Em caso de obras grandes, que geram muitos resíduos, o munícipe deverá alugar uma caçamba”, informa Aluísio Edson Moraes Júnior, diretor do Departamento de Gestão de Resíduos Sólidos.
Não poderão ser descartados resíduos orgânicos, resíduos de serviços de saúde e equipamentos de proteção individual contaminados. Aluísio alerta que resíduos industriais não poderão ser recebidos. “As empresas deverão dar a destinação correta a itens contaminados com óleo, graxa, frascos com restos de produtos químicos, entre outros. Tudo isso deve ser enviado para empresas especializadas”.
Quem chegar com lâmpadas, pilhas e baterias será informado onde poderá descartar esses materiais. Para evitar perder a viagem, consulte, no site da Prefeitura (na página da Secretaria de Meio Ambiente), a lista de endereços das empresas que realizam a logística reversa desses materiais. “Caso o munícipe tenha dúvidas sobre os itens que podem ser levados, na fachada de cada ecoponto há uma placa descrevendo quais resíduos podem ser descartados e os volumes pré-estabelecidos”, informa Aluísio.
Os ecopontos também estão equipados com carriolas e pás para ajudar na retirada dos resíduos. Cada local contará com um funcionário que fará um controle e dará suporte e orientação para que o munícipe descarte seus resíduos no local adequado. “Além disso, o usuário do ecoponto deverá preencher uma pequena ficha indicando seus dados pessoais e o tipo de material que ele está trazendo. O munícipe vai assinar esse controle e ficar com uma via”, comenta Aluísio. Ele acrescenta que também será feito um cadastro dos jardineiros para participação em futuros cursos de poda e outras orientações.
No escritório de cada ecoponto é disponibilizado álcool em gel para a população fazer a higienização das mãos.
O caldeireiro Nilton Pérsio Saraiva, morador da Cohab 7, foi o primeiro munícipe a utilizar o ecoponto do Jardim Nassim Mamed. Ele levou resíduos recicláveis, como latas, lonas plásticas, papelão e jornais. “Ontem eu fui descartar os recicláveis na caçamba comunitária e fui informado que agora o descarte acontece nos ecopontos”, ele conta. E diz que gostou muito do resultado: “ficou muito bom! Agora sabendo que tem aqui, a gente já vem direto. E como tem vários pontos, facilita muito para todos, até pra quem não tem carro”.
Os endereços de todos os ecopontos que já estão em funcionamento estão disponíveis no site da Prefeitura: sertaozinho.sp.gov.br.
Como todas as caçambas comunitárias foram direcionadas para os ecopontos, os munícipes devem procurar o local mais próximo da sua residência para descartar seus resíduos. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 15h às 19h. Aos sábados, domingos e feriados funcionam das 8h às 12h e das 13h às 17h. (Departamento de Comunicação PMS)

LEGENDAS:

Foto 1: Munícipes já podem descartar seus resíduos nos ecopontos. O da foto é localizado na Av. Salomão Abraão Bittar, no bairro Jd. Nassim Mamed

Foto 2: São 13 ecopontos em funcionamento, sendo 12 em Sertãozinho e 1 em Cruz das Posses. Mais 3 ecopontos serão inaugurados em breve

Foto 3: Na fachada de cada ecoponto há uma placa com informações sobre as quantidades permitidas, os resíduos que podem ser recebidos e os que são recusados

Foto 4: O pátio tem área suficiente para a entrada de dois veículos pequenos, por vez

Foto 5: As caçambas comunitárias foram todas transferidas para os ecopontos

Foto 6: O caldeireiro Nilton Pérsio Saraiva foi o primeiro a usar ecoponto do Jd. Nassim Mamed

Foto 8: A funcionária Débora Mara Girotto anota os dados do munícipe, após prestar toda a orientação a ele