Dra Rita recebe convite para ser madrinha de entidade em Sertãozinho
Essa semana a apresentadora Rita Tonielo, a "Dra Rita" recebeu um convite especial das mãos da presidente da Associação de Desenvolvimento e Inclusão Profissional (ADIP), Luciene Bastos, em passar a ser a "Madrinha" da associação que atua na inclusão social de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
"Eu fiquei muito feliz porque é um trabalho que eu nunca deixei de fazer desde quando eu fui vereadora de 2009 até 2012. Eu trabalhei muito pela causa e inclusive conhecia cada ponto e cada campanha. Então, desde quando deixei de ser vereadora, continuei trabalhando, mas sem intenção nenhuma, tudo por amor, amor à inclusão e por ver tantas crianças com capacidade de serem inclusas, mas muitas vezes, sem serem vistas. Eu como madrinha consigo ver, consigo enxergar e pensar nessa adaptação, nesta inclusão e eu me senti muito honrada e feliz porque esse é meu papel aqui", ressalta Rita Tonielo.
Para sabermos mais o que faz a ADIP em Sertãozinho, o Jornal Agora Sertãozinho entrevistou a presidente da associação que nos detalha os trabalhos desenvolvidos.
Jornal Agora Sertãozinho - Como surgiu essa entidade?
Luciene Bastos - Surgiu de uma necessidade percebida pelos profissionais da TJM Soluções Empresariais que não mediram esforços para tornar essa associação realidade e trabalham em parceria com uma equipe de profissionais, todos voluntários para preparar as pessoas com deficiência para o mercado de trabalho.
Jornal Agora Sertãozinho - Há quanto tempo ela atua, e o que defende?
Luciene Bastos - Estamos trabalhando com a inclusão desde 2019, onde certificamos 68 pessoas e muitas dessas já estão trabalhando, contudo a Ata de fundação foi em janeiro desse ano e o registro no cartório saiu o mês passado. Ela tem por finalidade primordial, contribuir para a inclusão social e profissional de pessoas com deficiência e também sem deficiência, mas que se encontra em situação de vulnerabilidade social, no mercado de trabalho, bem como oferecer orientação e apoio aos seus familiares e responsáveis legais para a disseminação de uma cultura de inclusão e participação social voltada a diversidade, empoderamento e diálogo com a comunidade em geral.
Jornal Agora Sertãozinho - Onde fica a ADIP?
Luciene Bastos - Atualmente ela ocupa um espaço cedido pela empresa TJM Soluções Empresariais, localizado na rua Walter Segatto, 1024, no Jardim Diamante, Sertãozinho-SP
Jornal Agora Sertãozinho - Quantas pessoas fazem parte?
Luciene Bastos - Seis pessoas fazem parte da diretoria: Eu, Luciene Bastos como Presidente; Soraya Tonaki como Secretária; Leandro Lordeiro nosso Tesoureiro; Clemilda Ferreira, Carlos Alexandre dos Santos e Célia Tofani Benício são nossos Conselheiros Fiscais. Também contamos com o apoio voluntário de Pedagogos, Assistentes Sociais, Psicólogos, Intérpretes de Libras, Advogados, temos um bom grupo de profissionais que apoiam a nossa causa.
Jornal Agora Sertãozinho - Quais são os trabalhos desenvolvidos?
Luciene Bastos - Desenvolvemos cursos gratuitos para pessoas com deficiência de Assistente Administrativo e Informática. Para eles também temos aulas de yoga, Rodas de Conversa com Psicólogos e Assistente Social. Também disponibilizamos esses atendimentos para os pais, inclusive com orientações jurídicas e cursos de auxiliar de inclusão e LIBRAS.
Jornal Agora Sertãozinho - Como são realizadas as campanhas?
Luciene Bastos - Divulgamos as vagas nas redes sociais, onde poderão fazer uma inscrição. A Assistente Social faz uma triagem e sendo aprovada inicia os cursos onde serão certificados no final. Com o isolamento social os cursos estão suspensos, mas nossos trabalhos não, estamos com uma vakinha no Facebook para levantar fundos para a compra de produtos de higiene pessoal e limpeza, estamos participando do Conexão Solidária da EPTV para arrecadação de alimentos, também recebemos alimentos no escritório da TJM e distribuímos aos nossos alunos que a Assistente Social detectar necessidade.
Jornal Agora Sertãozinho - Porque vocês decidiram convidar a Dra. Rita para ser madrinha do projeto?
Luciene Bastos - Madrinha é a representante social da Associação, é aquela pessoa que transmite toda a energia e essência da instituição. Quando fundamos a ADIP os membros presentes decidiram que seria importante ter uma madrinha que lutasse pela causa, vestisse a camisa, sentisse a energia e compreendesse a essência. Alguns nomes foram citados, mas ao lembrarem da Dra. Rita, a responsabilidade com o seu trabalho, seu caráter, carisma e o engajamento social que possui foi unânime, todos concordaram que ela era a pessoa que melhor poderia representar nossa Associação.
Jornal Agora Sertãozinho - O que faz uma madrinha?
Luciene Bastos - Como colocado anteriormente, Madrinha é a representante social da Associação, ela apresenta a Associação e todos os trabalhos prestados à sociedade, ela leva para a população toda energia, alegria e bons frutos produzidos na instituição.
Jornal Agora Sertãozinho - Quais ações vocês estão desenvolvendo neste momento?
Luciene Bastos - Devido a pandemia, algumas ações foram paralisadas, porém estamos com as inscrições para os cursos de Assistente Administrativo e Informática para pessoas com deficiência e curso de Auxiliar de Inclusão e LIBRAS para quem quer trabalhar com a inclusão. Também estamos com as campanhas de arrecadação de alimentos e produtos de higiene e limpeza.
Jornal Agora Sertãozinho - Como as pessoas podem ajudar a ADIP?
Luciene Bastos - Podem ajudar primeiramente com a doação de alimentos e produtos de higiene pessoal e limpeza por meio de nossa vakinha online – http://vaka,me/986097, ou entrando em contato com a TJM Soluções Empresariais para doação de cestas.
Para maiores informações entrar em contato com TJM nos telefones: (16) 3491-7149 ou (16) 99158-0449