Dra Rita entrevista Ricardo Paziani, consultor de produtos do Banco Sicoob Cocred

Dra Rita entrevista Ricardo Paziani, consultor de produtos do Banco Sicoob Cocred
31/03/2021

O que é pix?

Pix é uma solução de pagamento instantâneo, criada e gerida pelo Banco Central do Brasil (BC) que vem a somar com as demais formas de pagamentos que já conhecemos como: TED, DOC, Boleto de cobrança, Cartões (débito, crédito e pré-pago), cheques. O PIX proporciona a realização de transferências e pagamentos em poucos segundos. O PIX foi criado baseado em três pilares centrais: praticidade, agilidade e segurança.

 

Quem pode ter pix?

Qualquer pessoa física ou jurídica que possua uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga em uma instituição financeira, bancos digitais e fintechs podem ser acesso ao PIX.

 

Como fazer a chave do pix?

Com o objetivo de facilitar o uso do PIX pelo usuário (pessoa física ou jurídica), o Banco Central deu o nome ao cadastramento junto a instituição financeira de CHAVE PIX. A Chave PIX representa o endereço de sua conta na instituição. Cada usuário (pessoa física) pode cadastrar até 05 chaves Pix e sendo usuário (pessoa jurídica) até 20 chaves Pix diretamente no APP do smartphone, no computador pessoal, caixas eletrônicos, internet Banking e pessoalmente nas agências. Chaves PIX 1. CPF/CNPJ; 2. E-mail; 3. Número de telefone celular; ou 4. Chave aleatória.

 

Para receber um valor pelo Pix?

Basta o usuário informar sua Chave Pix ou gerar o QR Code e informar pagador, que por sua vez fará o pagamento através do APP de seu banco de relacionamento. Caso não queira gerar o QR Code ou informar a chave, há a opção de informar os dados completos de sua conta ao pagador, que terá que inserir os dados manualmente. Uma vez concluída a transação, o recurso será imediatamente encaminhado para sua conta e você receberá em tempo real uma mensagem confirmando o crédito na conta.

 

Para enviar valor pelo Pix?

Pode enviar um valor pelo Pix através da Chave Pix ou QR Code que o usuário irá lhe informar ou enviar. Caso não queira enviar o Pix através do o QR Code ou a chave, há a opção de informar os dados completos de sua conta ao pagador, que terá que inserir os dados manualmente

 

É obrigatório cadastrar a Chave Pix para receber ou enviar um Pix?

Não é necessário cadastrar uma chave para fazer ou receber ou enviar um Pix. Neste caso, para o envio ou recebimento, o usuário terá que digitar todos as informações necessárias como n° do banco, agência, CPF ou CNPJ, nome, n° de conta corrente. No entanto, o cadastramento da chave é recomendável pela praticidade e agilidade, tanto para quem recebe ou para quem vai pagar.

 

Tem taxa?

O Pix será gratuito para pessoas físicas (limitados a 30 transações Pix no mês), acima disso no entendimento do Banco Central já configura como porte de pessoa jurídica. Para pessoas jurídicas, há previsão de tarifas, porém o Banco Central, neste momento está deixando que o mercado faça este ajuste naturalmente. De toda forma, o Banco Central ratifica que o custo do Pix é muito menor em comparação aos demais meios de pagamentos. O Sicoob Cocred não cobrará nenhuma tarifa sobre o Pix até junho de 2021.

 

Até quanto tempo e horário posso fazer um pix?

O Pix funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive feriados.

 

Quais alterações foram feitas agora em março?

Durante o ano de 2021 há uma série de novidades e melhorias previstas no Pix, entre elas o débito automático no Pix, Inclusão da conta salário no Pix, Saque Pix: possibilidade do usuário sacar em espécie diretamente em qualquer lojista Pix por aproximação, semelhante ao pagamento de aproximação no cartão. Pix garantido: possibilitar o parcelamento de compras no Pix.

 

Existe valor mínimo ou máximo pra fazer?

Em princípio o Banco Central não estipulou valor mínimo nem valor máximo para transacionar no Pix. Porém cada instituição (financeira, banco digitai e/ou fintech) pode estabelecer limites para cada usuário, seja pessoa física ou pessoa jurídica, visando sempre critérios de mitigação de riscos de fraude, prevenção a lavagem de dinheiro, etc. Os usuários podem solicitar ajustes nos limites estabelecidos, devendo a instituição acatar imediatamente a solicitação caso o pedido seja para redução de valor. Para o aumento do valor fica a critério da instituição, após avaliação do perfil do usuário. Durante o período noturno, finais de semana e feriados as instituições podem reduzir os limites de valores para transações PIX sempre visando mitigação de riscos de fraude.

 

Quais os tipos de pagamento podem ser feitos no pix? Por exemplo: Darf pode?

É possível pagar via Pix, desde a transferência entre usuários (PF e PJ), pagamento de serviços como energia elétrica, telefonia, assinaturas de TV, inclusive DARF. Lembrando que os prestadores de serviços acima são os responsáveis pela disponibilização de opção de pagamento via Pix.