Dra. Rita entrevista Dr. Samuel, que fala sobre a insônia

Dra. Rita entrevista Dr. Samuel, que fala sobre a insônia
01/07/2022

A insônia acomete muitas pessoas e por vários motivos ou situações em que é necessário investigar. Esperamos que essa entrevista seja esclarecedora. Aproveite para consultar um médico se você perceber algum sinal de que possa ter insônia. Ela sempre tem relação com alguma doença, que pode ser do sono ou não.

 

DR SAMUEL SALOMÃO PRADO, MÉDICO NEUROLOGISTA, CRM: 124001

 

Insônia pode ser entendia como a incapacidade de dormir o tempo necessário para o organismo e, com isso, atrapalha a vida diária da pessoa com irritabilidade, sonolência, estresse e baixa produtividade. Se você possui esses fatores associados, é possível que você tenha insônia.

O tratamento varia muito de acordo com a circunstância. Alguns precisarão de medicação, outros de uma reordenação do estilo de vida e higiene do sono. Outros ainda vão precisar tratar alguma doença associada que esteja ocasionando a insônia.

Toda insônia é preocupante, pois atrapalha muito a vida diária da pessoa. Ela ainda pode estar associada a doenças graves, como cardiovasculares, e ainda aumenta o risco de suicídio em casos mais graves.

As causas são variadas, sendo desde outras doenças como síndrome das pernas inquietas, fibromialgia e apneia do sono, bem como pode ser ocasionada por transtorno de ansiedade, estresse e depressão.

É importante uma avaliação minuciosa do especialista em sono para identificar a causa e acertar o tratamento, que varia desde técnicas de Psicologia, como a terapia cognitivo-comportamental, até o uso de medicamentos indutores de sono e o tratamento de outras doenças associadas. É necessário individualizar cada caso

Sempre que o quadro de má qualidade de sono se estender por semanas e a percepção seja de que o sono não está sendo bom e restaurador, é sinal de que talvez haja algo de errado e que se deva procurar um especialista.  A boa higiene do sono sempre deve ser orientada no tratamento para otimizar os resultados. A cafeína, como estimulante, pode atrapalhar o início do sono e o álcool modifica a distribuição de suas fases, gerando como um sono mais perturbado e de baixa qualidade.

Vários hábitos de vida diária podem atrapalhar ou ajudar na boa qualidade do sono. É necessária a revisão de todos esses hábitos em consulta para poder otimizar o tratamento.

Indutores naturais são usados há muito tempo para melhora do sono, mas possuem baixa evidência científica. Os mais usados são valeriana, kava kava e camomila.