Dra. Rita entrevista a podóloga Karina Ravanelli

Dra. Rita entrevista a podóloga Karina Ravanelli
25/04/2022

1 – O que é a podologia?

Podologia é uma área auxiliar da medicina que tem o estudo concentrado nos cuidados com os pés. Consiste em identificar diversos problemas que acometem a região, melhorando a qualidade de vida dos seus pacientes

 

2 - Quem pode fazer?

Qualquer pessoa pode fazer podologia. Não tem contraindicação. E é indicada como prevenção a complicações para pessoas portadoras de várias comorbidades, principalmente diabetes.

 

3 - O que podólogo faz?

Tem um papel importante no tratamento e prevenção da saúde dos pés. Para isso, é importante um trabalho multidisciplinar, em que este cuida das afecções, como onicocriptose (unha encravada), calos e calosidades, onicimicose (micose nas unhas), melhorando a saúde das unhas e pés, promovendo bem-estar e uma melhora na qualidade de vida do paciente.

 

4 - Quais são as indicações de podologia?

Durante a consulta de podologia, são coletados os dados do cliente e realizada a avaliação clínica. Com base nessas informações, o podólogo realiza os procedimentos necessários e orienta o cliente quanto aos cuidados que o mesmo deve ter com os pés, que vai desde a indicação de um creme para hidratação, orientação quanto aos cuidados de higiene, esclarecer dúvidas e encaminhar para outro profissional da área médica, caso ele identifique algo que deva ser avaliado por este profissional!

 

Quando devo fazer procurar a podologia e quanto tempo demora?

Muitas pessoas tem a ideia errada de que só devem procurar um profissional de podologia quando estão com dor, seja por uma unha encravada, um calo, calosidades ou fungos nas unhas. Mas qualquer pessoa pode e deve fazer podologia, por cuidado, saúde e, principalmente, prevenção. Podologia não tem contraindicação. Pode passar uma vez por mês pela sessão, que tem um tempo aproximado de uma hora, podendo variar dependendo do caso.