Dr. João Ferrari fala sobre novo medicamento contra obesidade

Dr. João Ferrari fala sobre novo medicamento contra obesidade
14/06/2022

Tirzepatida: conheça o novo medicamento contra obesidade

 

Tirzepatida é um novo medicamento contra a obesidade que parece ter alcançado um resultado superior os remédios já disponíveis para esse fim. Em 1 ano de meio de tratamento, o composto chegou a reduzir em mais de 20% o peso dos participantes do tratamento.

O fármaco foi aprovado recentemente nos Estados Unidos e está sendo avaliado para liberação em vários outros países. Pacientes que têm diabetes mostraram um emagrecimento superior a 10% do peso total no período de 1 ano. O fármaco simula a ação de dois hormônios secretados pelo intestino, GLP-1 e GIP, que atuam no controle da glicose, na promoção da saciedade e em mais uma porção de processos do corpo.

A tirzepatida é aplicada com uma injeção subcutânea semanal. Ela ainda não é comercializada no Brasil ou em outros países além dos Estados Unidos. Ou seja, não há informações sobre o preço do medicamento no Brasil. Como dito anteriormente, ele está sendo avaliado para distribuição em outros países e, se aprovado, deve estar disponível no segundo semestre de 2023.

Ela é uma espécie de evolução da categoria dos análogos de GLP-1. O GLP-1 é um hormônio secretado no intestino quando comemos. Ele estimula a produção de insulina no pâncreas quando a glicose está alta, o que faz a digestão ficar mais lenta e promove a sensação de saciedade. Mas a tirzepatida, além estimular só os receptores de GLP-1, instiga os de GIP, outro hormônio conhecido há um tempo, mas que não gerava tanto interesse. O GIP também é produzido pelo intestino, no jejuno.

 

 

LEGENDA:

 

Dr. João Ferrari Marques, especialista em nutrologia e medicina do esporte