DOENÇAS RESPIRATÓRIAS - Mudanças de temperatura exigem cuidados com a saúde

O médico pneumologista Maury Otaviano disse que, com a mudança de estação, é hora de se prevenir
02/06/2015

Lena Aguilar

 

Nesta época do ano, entre o final de maio e junho, aumenta aproximadamente 50% o atendimento nas UBSs e consultórios em relação às doenças provocadas por problemas respiratórios. Entre as mais comuns estão rinite, bronquite, sinusite, pneumonia e amidalites. Essas doenças atingem o  pulmão, cavidade pleural, tubos bronquiais, traqueia, trato respiratório superior, nervos e músculos da respiração. As doenças respiratórias variam de leves, como o resfriado comum, até a potencialmente mortal, como pneumonia bacteriana e embolia pulmonar. Doenças respiratórias são comuns e importante causa de hospitalizações.

 “Nesta época do ano, como moramos numa região muito quente e com a mudança da temperatura, principalmente à noite e madrugada, o clima  já começou a mudar. Como não temos o hábito de nos preparar com roupas corretas, há facilidade de pegar doenças respiratórias”, aponta o pneumologista Maury Otaviano.

A consequência é deparar com uma gama de quadros de rinites, bronquites, pneumonia, sinusite e amidalites onde as pessoas esperam melhoras de dois a três dias, mas acabam não melhorando por causa do tempo. A tendência é piorar, segundo o pneumologista, porque o tempo comumente nessa época fica seco, vem a safra de cana. e o conjunto de um todo agrava a situação e aumenta as ocorrências e o aumento do número de casos. Somente os antibióticos podem conter essas situações.

“Para  combatê-las, as pessoas  têm que ficar atentas, pois a mudança repentina de temperatura pode ser evitada com hidratação - o ideal é tomar 10 copos de água por dia; e utilizar soro fisiológico no nariz - isso ajuda a prevenir”, diz o pneumologista Maury.

 “Em relação ao atendimento nas clínicas e postos de saúde, em  maio e junho aumentam 50 %; já  no final de junho e julho esse número praticamente dobra. Há um aumento exagerado, principalmente se tratando de crianças até sete anos  e os mais idosos, além de pacientes com doenças crônicas. Os casos aumentam tanto que, às vezes, não conseguimos dar conta do recado”, conclui Maury Otaviano.

 

Roupas de inverno: hora da prevenção

 

Com o fim do outono e a aproximação do inverno, agora é hora de tirar mantas e agasalhos  do guarda-roupa e preparaálos para a utilização de uma forma correta.

“Caso a pessoa use roupas de inverno, que estão armazenadas e sem lavá-las há muito tempo, isso pode desencadear todo um quadro e gerar crises de espirro. É bom lembrar que mantas e agasalhos podem conter muitos ácaros e, por isso, devem estar sempre limpos na hora de usá-los”, recomenda o medico Maury Otaviano.