DIVERSÃO - Projeto “Casa de Brinquedos” retoma visitas às escolas municipais

Projeto “Casa de Brinquedos” visitará todas as escolas municipais de educação infantil durante o primeiro semestre deste ano
31/03/2015

A brincadeira faz parte da vida das crianças, e usar desse mecanismo para levá-las ao aprendizado, à obediência de regras e até mesmo ao fortalecimento das relações sociais, são algumas das formas de atuação do projeto “Casa de Brinquedos”, desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade de Sertãozinho que, neste mês de março, retomou as visitas às escolas municipais de educação infantil.

            Proporcionando um ambiente diferenciado, alegre e descontraído, o ônibus que abriga o projeto chama a atenção pela diversidade de brinquedos, em sua maioria pedagógicos. Dentro dele, as crianças também assistem a uma apresentação de teatro de fantoches, que destaca a importância dos cuidados com a higiene pessoal.

            A “Casa de Brinquedos” é um espaço de transmissão de cultura, que proporciona oportunidades de criação, pois é brincando que a criança reinventa, reflete, organiza, constrói e reconstrói seu cotidiano e sua própria história. “Esse projeto é de grande importância para os alunos, principalmente, por se tratar de um ambiente diferenciado e muito aconchegante para o desenvolvimento do brincar. Além dos brinquedos, que oportunizam e favorecem a brincadeira livre e a fantasia, nesse espaço acontecem teatros de fantoches interessantes, sobre temas adequados à idade, ampliando o repertório cultural dos alunos”, avalia Ana Cláudia Meneghini Fontes, diretora da EMEI “Leonardo Umberto Sponchiado”, localizada no Alto da Semar, que foi a primeira escola beneficiada com a visita do projeto este ano.

            De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama, Tatiane Guidoni, a retomada das visitas envolveu um amplo planejamento e a adaptação das atividades, por parte da equipe de monitoras da "Casa de Brinquedos". “Foram muitos os esforços para retomarmos esse projeto, com a qualidade que ele merece, em nosso município. Foi um processo que contou com muita dedicação das monitoras e de todos os funcionários do Fundo Social. Estamos muito felizes por presenciarmos seu funcionamento pleno, principalmente, porque as atividades lúdicas contribuem na formação do conhecimento e na educação das crianças”, pontua.

            O coordenador do projeto, Marcos Favaretto, acredita que o empenho da equipe em fazer o projeto prosperar, está diretamente ligado à satisfação de realizar um trabalho que ajuda a formar cidadãos de bem. “Penso que, para toda a equipe, é um grande prazer fazer parte desse trabalho lúdico que, educa, ensina e participa de uma fase importante do crescimento intelectual das crianças, que jamais se esquecem dessa agradável experiência. Numa próxima etapa do projeto, pretendemos trabalhar com brinquedos recicláveis”, antecipou.

            A importância da “Casa de Brinquedos” na formação do conhecimento das crianças é tamanha que, a educadora social do projeto, Sâmera Macaroff, recorda-se de sua experiência com esse universo de fantasia, quando ainda era criança. “A lembrança é de um lugar mágico, onde você entra e tudo é seu. Lembro que, assim que entrei no ônibus, há dez anos, na escola ‘Anacleto Cruz’, vi a boneca da ‘Angélica’, que me chamou muito a atenção, e lá no fundo também tinha várias bonecas de pano. Hoje, o ônibus tem uma abordagem diferente, com figuras geométricas, teatro de fantoche, brinquedos pedagógicos e muitas cores. Percebo que os pequeninos ficam na expectativa para entrar no ônibus, e viver um mundo de fantasia. O momento da brincadeira é algo particular de cada criança, que faz de cada brinquedo uma história diferente”, conta.

            A “Casa de Brinquedos” cumprirá o cronograma de visitas às escolas municipais, elaborado pela Secretaria de Educação e Cultura, até o mês de junho, permanecendo de dois a três dias em cada unidade escolar.

            É válido lembrar que, qualquer escola de educação infantil da cidade pode solicitar a visita do projeto, entrando em contato com o Fundo Social de Solidariedade, pelo telefone 3947-7374. (Assessoria de Comunicação Prefeitura Sertãozinho)