Diocese de Ribeirão Preto suspende missas e incentiva transmissão de celebrações
Bispo sugeriu que líderes religiosos celebrem missa em privado e rezem pelo povo
Eddie Nascimento
A Diocese de Ribeirão Preto, responsável pela administração dos templos católicos em Sertãozinho e Cruz das Posses, publicou um decreto, na última quinta-feira (19), no qual suspende as missas diárias públicas e dispensa os fiéis do preceito dominical. A entidade sugere que grupos de risco devem rezar em suas casas e acompanhar a missa através dos meios de comunicação até que a pandemia de coronavírus (covid-19) seja superada.
O bispo diocesano Dom Moacir Silva também sugeriu que líderes religiosos celebrem missa em privado e celebrem "não com o povo, mas pelo povo" e, na medida do possível, transmitam ao vivo essas celebrações pelas mídias sociais favorecendo "a comunhão espiritual dos fiéis".
Foram suspensas, ainda, outras celebrações públicas dos Sacramentos, como por exemplo, comunhão aos idosos e enfermos; encontros de catequeses e demais atividades paroquiais e diocesanas (reuniões, formações, retiros, encontros de noivos, pais, padrinhos, eventos sociais, etc), e a iniciativa “24 horas para o Senhor”; as atividades públicas relativas a Semana Santa e o mutirão de confissões já haviam sido suspensos através de outro decreto divulgado.
A Missa Crismal, realizada na quinta-feira Santa, será celebrada apenas na Capela Central do Seminário Maria Imaculada, em Brodowski, somente com a presença de clérigos e seminaristas.
"Espero que essas medidas não causem pânico, nem tampouco impeçam de viver a Fé, a confiança no Senhor da Vida", finaliza o bispo no documento.