Dentista alerta sobre o risco de transmissão da Covid-19 pela saliva

Dentista alerta sobre o risco de transmissão da Covid-19 pela saliva
15/03/2021

As medidas de prevenção devem incluir os cuidados em relação ao compartilhamento de objetos de uso pessoal e contatos físicos

 

O alto índice de contágio da Covid-19 e a confirmação de novas variantes em cidades do estado de São Paulo reforçaram a necessidade de redobrar as medidas de prevenção da doença.

A dentista do Sistema Hapvida Rafaela Magda, que é mestre em odontologia clínica, alerta sobre o risco de contaminação por meio da saliva, o que exige medidas de prevenção em relação ao compartilhamento de objetos de uso pessoal e a redução de contatos físicos.

“Já sabemos que a transmissão do coronavírus ocorre por meio de partículas presentes no ar, pelo contato das mãos sujas na cavidade bucal e nasal (boca e nariz) e nos olhos. No entanto, é importante ampliar o cuidado com o compartilhamento de objetos pessoais como escova de dente, garfo, faca e copo”, ressalta Rafaela.

A dentista explica ainda que por meio do contato físico, a saliva também pode ser um forte elemento para a transmissão e contágio da Covid-19. “É importante que tenhamos consciência que gestos simples como um beijo, um aperto de mãos ou um abraço podem transmitir o coronavírus. Em época de pandemia, é importante ter esses cuidados, se manter em casa e evitar a propagação do vírus, principalmente, nesse momento tão difícil que estamos vivendo”, conclui a dentista.


(Phábrica - Assessoria de Comunicação)