DECISÃO - Menores de 13 anos ficam proibidos de entrar em shoppings sem os pais

08/04/2015

A Justiça de Ribeirão Preto reduziu de 15 para 13 anos a idade para a restrição de adolescentes desacompanhados dos pais ou dos responsáveis nos shoppings Santa Úrsula e Ribeirão Shopping. Na nova portaria, o juiz da Vara da Infância e da Juventude Paulo César Gentile afirma que a mudança foi possível uma vez que, já na primeira semana em que vigorou a norma, não foi notado nenhum tipo de tumulto ou confusão provocado por adolescentes.

Há duas semanas, a Justiça proibiu a entrada de menores de 15 anos nos estabelecimentos depois que um comunicado da administração dos centros de compras relatou problemas aos fins de semana, devido a uma grande concentração de crianças e adolescentes. Segundo os shoppings, os grupos promoviam desordem e tumultos.

A proibição entrou em vigor no dia 20 de março e restringiu a circulação às sextas-feiras, aos sábados e aos domingos. Segundo o juiz, embora os menores tenham o direito de ir e vir, eles precisam respeitar certas regras de comportamento.

A alteração da idade, no entanto, foi publicada na última quinta-feira (26), através da portaria 02/15. De acordo com o juiz, o objetivo da medida é evitar a exposição de crianças e adolescentes a riscos provocados pelo excessivo volume de jovens que buscam os centros comerciais nos fins de semana. (Com informações G1)