COVID-19 Vamos diferenciar e acabar com as dúvidas sobre as vacinas e doses?

COVID-19 Vamos diferenciar e acabar com as dúvidas sobre as vacinas e doses?
01/06/2021

1- Qual a diferença da CoronaVac com as demais? Será necessário usar uma terceira dose?

A CoronaVac é uma vacina que usa vírus atenuado, é uma tecnologia muito comum em várias vacinas e que já já tem sido utilizada há tempos, mundialmente. Já é uma tecnologia conhecida e segura para o desenvolvimento dela. Até o momento usar uma terceira dose será apenas em âmbito de pesquisa clínica para avaliar se existe aumento da imunidade. As demais vacinas usam outra tecnologia como vetor viral e vacinas gênicas.

 

2- Por que a diferença de tempo entre a primeira e segunda dose entre elas?

Isso varia de acordo com a tecnologia das vacinas, algumas necessitam da dose de reforço mais precoce e outras mais tardias. É normal essa variação entre as vacinas para atingir a tão desejada imunidade.

 

3- Muitos pacientes não têm retornado para a segunda dose. Isso atrapalha?

Indiscutivelmente. Atrapalha e muito. Um exemplo? É como interromper um tratamento com antibiótico antes de sarar completamente, o vírus volta mais forte ainda. A garantia de imunidade só é feita após a segunda dose e depois do prazo determinado pós segunda dose, não é "tomou a segunda dose. Se você tomar apenas uma dose, não há garantias que você tenha desenvolvido uma resposta imunológica contra o vírus e consequentemente uma proteção contra a doença. Todos os estudos clínicos foram feitos com duas doses da vacina, exceto a vacina da Janssen que é de dose única.

 

4- É possível saber o tempo de imunidade após tomar as vacinas ou contrair a doença?

Ainda não, isso ainda tem que ser pesquisado. É possível que tenhamos uma resposta imune duradoura nas duas situações, mas não é garantia. A doença é nova e muita coisa ainda precisa ser aprendida. Não sabemos ainda quando teremos que vacinar novamente. 

 

5- Por que crianças e adolescentes não têm se vacinado?

Todos os testes clínicos foram feitos em adultos acima de 18 anos, uma vez que a doença é mais grave nesse grupo. Como não há garantias de segurança em crianças, as vacinas não foram disponibilizadas nesse grupo. Já estão sendo feitos testes em crianças e adolescentes e se a vacina se mostrar segura, certamente eles serão vacinadas em breve

 

6- Mesmo vacinado, é preciso manter as restrições?

Sim, primeiro porque a vacina não protege 100% contra o risco de você contrair a doença, ela protege contra os sérios problemas que as pessoas estão passando, muitas vindo a óbito. Você vai até pegar a doença, mas com sintomas muito mais leves e sem necessidade de internação hospitalar. Portanto, mesmo vacinado você pode pegar Covid. E você sendo contaminado, pode transmitir a outras pessoas. Enquanto não tivermos a chamada imunidade de rebanho, em que pelo menos 70% da população tenha se contaminado ou vacinado, as medidas devem prosseguir.

 

7- Me dê sua opinião pessoal sobre a vacinação?

As vacinas são uma das maiores invenções da medicina. Foram capazes de controlar e extinguir centenas de doenças infecto contagiosas que antes matavam muita gente. Não existe alternativa melhor de tratamento no momento para a Covid-19, uma vez que não temos tratamento medicamentoso disponível reconhecido e aprovado pela Anvisa.

 

8- Pelo meu entendimento a Covid-19 veio para ficar e precisaremos aprender a conviver com ela. É isso?

Sem dúvida, o coronavírus já mostrou ser um vírus com alta capacidade de mutação. Certamente estará no nosso meio sempre, assim como os demais vírus respiratórios. O que precisamos é desenvolver vacinas e tratamentos cada vez mais eficazes para que possamos conviver com a doença sem maiores problemas