CONFUSÃO - Estudante é impedida de fazer prova prática de CNH por causa do tamanho da saia

17/04/2018

Uma estudante evangélica de 18 anos foi impedida de fazer a prova prática para obter a CNH em Sertãozinho por causa do comprimento da saia que usava. O fato aconteceu na manhã da última quinta-feira, 5. Segundo a jovem, a peça na altura dos joelhos foi considerada inadequada pelo presidente da banca. Indignada, ela registrou um boletim de ocorrência.

“Ele nem parou para avaliar a situação, se era uma saia curta, indecente de verdade”, diz a estudante que preferiu não se identificar.

No local da prova, a jovem diz ter sido alertada por uma colega de que os examinadores poderiam implicar com o comprimento da saia. “Eu falei com o mesário e ele disse que eu não poderia fazer alegando que ela era curta, que tinha que ser longa ou vir de calça. ”

A estudante alega que não poderia usar calça por causa da religião e que escolheu um modelo condizente com as orientações recebidas na autoescola. Um manual do Detran orienta os candidatos sobre vestimentas para homens e mulheres na data dos exames.

Em nota, o Detran-SP informou, que entre as orientações sobre direitos e deveres dos cidadãos que realizam o exame prático para obter a CNH, estão as regras de vestimenta para homens e mulheres, definidas no Manual do Cidadão - Exame Prático de Direção. O documento, segundo o órgão, foi elaborado por colegiado integrado e pela sociedade civil.

O Detran-SP informou que ela poderá remarcar o exame sem ter que pagar por ele. (Com informações do Portal G1)