COMUNIDADE - Provedor da Santa Casa de Sertãozinho participa de entrevista no ‘Papo de Redação’, da STZ TV

O provedor da Santa Casa de Sertãozinho, Dr. Carlos Alberto Mazer; o vice-provedor José Carlos Simões; o apresentador Fernando Laurenti
31/03/2015

Na manhã da sexta-feira, dia 27, a STZ TV recebeu a visita do provedor da Santa Casa de Sertãozinho, Dr. Carlos Alberto Mazer, que participou de uma entrevista com o apresentador Fernando Laurenti, no quadro do STZ Notícias ‘Papo de Redação’. Durante a entrevista, Dr. Mazer explicou como funciona a diretoria da Santa Casa, formada por membros da Irmandade que trabalham voluntariamente pelo bem da comunidade. “Os membros da Irmandade da Santa Casa elegem a diretoria a cada dois anos. É como um conselho que fiscaliza e supervisiona a diretoria executiva, que julga as contas semestralmente e verifica o balanço anual. Graças a Deus, as contas sempre foram aprovadas. Toda a diretoria faz um trabalho voluntário, ninguém pode ser remunerado, porque a Santa Casa é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos. O nosso trabalho é feito totalmente de graça, em prol da comunidade”, explicou o provedor.

Outro assunto abordado na entrevista foram as condições financeiras do hospital e as verbas recebidas para mantê-lo. “Na Santa Casa é sempre difícil, pois o dinheiro é contado. Eu costumo dizer que nós temos que fazer muito com pouco, porém a entidade está equilibrada, não tem dinheiro, mas também não deve, todos os recursos que nós recebemos são suficientes para cobrir nossas despesas, que são de cerca de R$ 3 milhões por mês. Nossas receitas vêm de nossos parceiros, que são a Prefeitura Municipal, a Sermed e particulares, além de subvenções federais, estaduais e municipais”, disse Dr. Mazer.

No ano de 2014, a Unidade de Urgência e Emergência da Santa Casa de Sertãozinho atendeu 50.140 pessoas; o hospital realizou 11358 internações; 7571 cirurgias; internou 240 bebês na UTI pediátrica; realizou 1782 partos normais e cesáreas. Atualmente, o hospital conta com 129 leitos para internação, 9 leitos na UTI Geral e um corpo clínico com 150 médicos. “Nós temos uma equipe completa que trabalha com muito profissionalismo, carinho, atenção, dedicação e cuidados extremos, zelando pela saúde e bem-estar de nossos pacientes, que vêm de diversas cidades, pois, quem é de outra cidade, está passeando aqui e passa mal, por exemplo, é atendido na Santa Casa, ou até mesmo pessoas de outras cidades que sofrem acidente de trânsito aqui nas proximidades também são atendidas na Santa Casa, pelo SUS – Sistema Único de Saúde, sem ter que pagar nada por esse atendimento e sempre com muita dedicação por parte de nossos profissionais”, destacou o provedor.

Encerrando a entrevista, Dr. Mazer falou sobre um assunto que é muito esperado pela população sertanezina, as obras de reforma e ampliação, ou, como chamada por muitos, a Nova Santa Casa. “Felizmente a negociação para a construção da nova Santa Casa está bem adiantada. Este mês, a empresa que ganhou a licitação para fazer o Projeto Executivo esteve em Sertãozinho onde participamos de uma reunião, que contou com o envolvimento de várias pessoas de diferentes departamentos, tanto da Santa Casa quanto da administração, para definir como será o Projeto. Depois também fomos até São Paulo, na Secretaria da Saúde, e nesta reunião praticamente ficou definida a construção da nova Santa Casa. Será feita uma nova UTI, com 20 leitos e duas equipes trabalhando, sendo que hoje temos 9 leitos na UTI, e o hospital passará a contar com quatro pavimentos e mais dois para futura expansão. Essa é nossa intenção e é o que estamos conversando. Acredito que temos grandes chances de que a construção da nova Santa Casa comece no fim deste ano ou no início do ano que vem. O Projeto Executivo já foi contratado, está sendo feito, e a empresa tem o prazo de quatro meses para entregá-lo. Seguindo o Projeto teremos oito salas de cirurgias no primeiro andar, inclusive sala para cirurgia coronária; no 2º andar ficarão os leitos de UTI; no terceiro e quarto andares, os leitos para internação. A parte inferior, onde hoje funciona a UE, será desativada, e os atendimentos e leitos do SUS passarão para a parte de cima, que também será toda reformada. A construção será feita em três anos. Estou muito otimista, vejo muitas possibilidades de que ela realmente seja feita”, finalizou. (Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Sertãozinho)