Compromisso da Mercur: nada de testes em animais antes que se torne lei

Desde 2019, a indústria gaúcha eliminou os testes em animais por meio de tecnologia inovadora e ética, antecipando-se à nova legislação nacional.
Enquanto o Brasil comemora a promulgação da Lei 15.183/2025, que proíbe o uso de animais no desenvolvimento de cosméticos e produtos de higiene pessoal, a Mercur, empresa brasileira de saúde e educação, trilha esse caminho há anos. Desde 2019, a empresa centenária aboliu completamente os testes em animais, adotando a tecnologia in vitro para garantir a segurança e a qualidade de seus produtos sem causar sofrimento animal.
A transição para métodos alternativos começou em 2013, quando a Mercur firmou parcerias com laboratórios, Organismos de Certificação de Produtos (OCPs) e instituições especializadas, possibilitando a substituição de testes in vivo por testes in vitro. Esse esforço resultou na regulamentação da ABNT NBR 15236, promulgada em 2021, abrindo caminho para uma nova era de inovação responsável.
“Estamos trabalhando para eliminar os testes em organismos vivos em todas as etapas dos nossos processos produtivos, adotando alternativas que respeitem os princípios éticos que regem nossa empresa”, destaca Mateus Szablewski, químico industrial da Mercur.
As vantagens do método in vitro incluem: precisão equivalente aos métodos tradicionais, maior controle e reprodutibilidade, variedade de experimentos e, acima de tudo, respeito à vida. Com essa abordagem, a Mercur reafirma sua liderança em inovação ética, demonstrando que é possível entregar produtos seguros e de alta qualidade sem recorrer à crueldade animal — uma medida que a empresa adotou anos antes de ser legalmente exigida para alguns setores industriais.
Sobre a Mercur
A Mercur é uma empresa brasileira de saúde e educação, localizada em Santa Cruz do Sul (RS), que completou 100 anos em junho de 2024. Há mais de 15 anos, iniciou uma mudança na cultura organizacional e sua gestão é pautada nos pilares ambiental, econômico, humano e social.
Seu posicionamento se reflete em seu DNA: cocriar um mundo bom para todos. Para isso, busca construir relacionamentos que valorizem a vida — as pessoas, o meio ambiente e o planeta. A empresa redefiniu sua forma de estar no mundo com foco nas pessoas: uma gestão mais horizontal, aberta ao diálogo e focada em práticas responsáveis inspiradas em ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa).
Conta com aproximadamente 630 colaboradores distribuídos em duas unidades e uma equipe que atua em todos os estados do Brasil. Por meio da cocriação, desenvolve produtos como borrachas, colas, corretivos, andadores, bengalas, bolsas térmicas, muletas, joelheiras e recursos de inclusão para pessoas com deficiência.
É uma empresa focada em inovação, desenvolvendo produtos com especialistas em saúde para impactar positivamente a vida das pessoas e cocriando as melhores soluções de negócios em colaboração. Para saber mais, acesse: mercur.com.br
Marina Albuquerque - marina.albuquerque@engajecomunicacao.com