Complexo de Saúde de Cruz das Posses ganha ala específica para atendimentos de pacientes com sintomas respiratórios

08/06/2020

O Complexo de Saúde “Dr. Edgard da Silveira Pagnano”, localizado no Distrito de Cruz das Posses, recebeu uma importante adequação para isolar os atendimentos de pacientes com sintomas respiratórios.
A mudança no fluxo de atendimento de pacientes com sintomas compatíveis com os da Covid-19 foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde há cerca de uma semana, tendo em vista recentes confirmações de casos de infecções por coronavírus no Distrito. “Há cerca de 10 dias, felizmente, as confirmações de Covid em Cruz das Posses estão estacionadas em 13 casos. No entanto, estamos trabalhando com esse novo fluxo de atendimento, com o objetivo de evitarmos o contato de pacientes com síndromes gripais e respiratórias daqueles que buscam outros tipos de atendimentos”, explica a secretária municipal de Saúde, Angélica Lazarini.
De acordo com o novo fluxo, uma área específica do Complexo de Saúde, antes utilizada pelo PACS (Programa Agente Comunitário de Saúde), foi isolada para absorver exclusivamente os pacientes com sintomas respiratórios, todos os dias, 24 horas. “Contratamos um médico exclusivo para atender nesta nova ala, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Após esse horário, aos sábados e domingos o atendimento é feito pelo médico plantonista da unidade”, explica a secretária, que completa: “também realizamos um reforço no quadro de profissionais da unidade, contratando mais quatro enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem, para ajudarem no atendimento deste fluxo”.
A Secretaria Municipal de Saúde também investiu na capacitação dos profissionais que atuam no Complexo de Saúde, os quais passaram por treinamento específico para coleta de swab, que é a obtenção da amostra para realização do teste microbiológico do coronavírus. “Do ponto de vista estrutural e da atenção, a Secretaria de Saúde vem adotando todas as medidas cabíveis em Sertãozinho e Cruz das Posses, porém, reforçamos nosso alerta à população, que o combate à propagação desta doença depende de cada um de nós. Por isso, lembramos a todos que, o uso da máscara é obrigatório, porque é essencial para prevenir o contágio. Fora de suas casas, as pessoas devem usar a máscara. Também alertamos que, apesar da flexibilização do comércio, continuamos em quarentena, portanto, as pessoas só devem ir aos estabelecimentos comerciais, quando for realmente necessário. Vamos evitar os passeios, além da circulação e das aglomerações desnecessárias”, reforça e conclui Angélica. (Departamento de Comunicação PMS)

LEGENDA: Complexo de Saúde de Cruz das Posses ganha ala específica para atendimentos de pacientes com sintomas respiratórios