Com o início da Quaresma é lançada a Campanha da Fraternidade 2015

Padre Ivonei Burtia, da Paróquia São João,  aponta os objetivos da Campanha da Fraternidade de 2015. Foto: Divulgação
06/03/2015

Lena Aguilar

Na última quarta-feira, 18, de Cinzas, começou a Quaresma e também a Campanha da Fraternidade 2015 nas Igrejas Católicas.

Para muitos católicos, na Quarta-feira de Cinzas começa o jejum da carne, como penitência.

Com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45), a Campanha da Fraternidade 2015 buscará recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre igreja e sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.

Padre Ivonei Burtia, da Paróquia São João, disse que o objetivo geral da Campanha da Fraternidade de 2015 é aprofundar a luz do Evangelho.

“Temos o compromisso de dialogar e colaborar. Fazer um elo de aproximação entre a igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus”, explica Padre Ivonei.

Já para os objetivos específicos, a Igreja Católica “precisa fazer memória do caminho percorrido pela igreja com a sociedade, identificar e compreender os principais desafios da situação atual. Além de apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da doutrina social da igreja, como elementos autenticamente humanos. Identificar as questões desafiadoras na evangelização da sociedade e estabelecer parâmetros e indicadores para a ação pastoral, buscando novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de Cristo de levar a Boa Nova a cada pessoa, família e sociedade”, finaliza Padre Ivonei.

A Quaresma, irá se findar no dia 29 de março, que é o Domingo de Ramos. E se inicia a Semana Santa, em que a Sexta-feira da Paixão será no dia 3 de abril e o Domingo de Páscoa será comemorado no dia 5.