Cólica de rim

Cólica de rim
25/04/2022
  • O que são pedras nos rins?

Pedras nos rins são concreções que resultam da cristalização de minerais e compostos orgânicos, provenientes do nosso metabolismo. Quando atingem uma concentração muito elevada, se precipitam na urina.

 

  • Quais são os sintomas de pedras nos rins?

Os sintomas são muito variados dependendo do tamanho da pedra, da localização e de complicações associadas, como infecções. Pedras mais altas causam dor na região lombar. Pedras mais baixas podem se confundir com infecção urinária, causando desconforto ao urinar e vontade de urinar muitas vezes. A dor geralmente está relacionada com a obstrução que a pedra causa na passagem da urina e com a irritação que ela causa no epitélio do ureter, que é o tubo onde ela está descendo do rim para a bexiga.

 

  • O que deve ser feito com uma cólica renal?

Depende muito da intensidade. 90 % das pedras se resolvem espontaneamente, isto é, são eliminadas. Se a dor for leve, geralmente hidratação e algum analgésico simples resolverão o problema. Se a dor for muito grande, geralmente os analgésicos simples não resolvem e vai precisar do auxílio de um serviço de saúde. Cerca de 10% das pedras vão precisar de alguma intervenção ou alguma ajuda para serem expelidas.

 

  • Que testes são realizados, para saber se realmente é cólica de rim?

A avaliação clínica bem feita dá muitas pistas para saber se é uma cólica renal ou, por exemplo, uma dor muscular na região lombar. Mas o médico pode lançar mão de exames complementares para ter certeza de qual é a origem da dor.

 

  • Quantos dias pode durar uma cólica de rim?

Como foi dito anteriormente, a cólica está muito relacionada com o grau que a pedra causa de obstrução na via urinária e também da irritação no urotélio que essa pedra provoca. Pode variar desde  poucas horas a poucos dias, em uma pedra pequena é eliminada, ou vários dias, se a obstrução é intensa e a pedra não sai.

 

  • Devemos ir a um especialista?

O especialista que trata cólica nefrítica e pedras no rim é o urologista. Depende muito de como o caso se desenrola. Existem pessoas que eliminam pedras com frequência e já se conhecem. Geralmente, no começo dos sintomas, tomam alguns analgésicos e logo expelem a pedra. Existem casos em que a pessoa não sabe o que está acontecendo e já procuram, de imediato, um especialista. O urologista irá ajudar nos casos que não se resolvem.

 

  • Quando é caso cirúrgico para retirar as pedras?

 É necessário naqueles casos em que a pedra não é eliminada espontaneamente.

 

  • Existe algum alimento em especifico que contribui pra formar com facilidade as pedras?

A maioria dos cálculos está relacionada com a baixa ingestão de água e aumento na ingestão de proteína animal e sódio. Vale lembrar que uma pessoa com predisposição para formar pedra precisa beber água o suficiente para conseguir fazer 2 litros de urina em 24 horas no mínimo.

 

  • É possível o paciente ter com frequência esse tipo de cólica (com pedras)?

Sim. Existem pessoas que por motivos hereditários, isto é, genéticos, podem apresentar pedras com frequência. Esses casos, geralmente, já se manifestam logo na infância. Existem casos de pessoas com hábito não corrigidos e que formam persistentemente as pedras. 50% das pessoas que tiveram pedras desenvolverão pedra novamente num prazo de 5 a 10 anos.

 

  • Tem alguma coisa caseira para ajudar a expelir as pedras?

A hidratação e analgésicos normais ajudam. Valem lembrar que 90% das pedras são eliminadas espontaneamente. As medidas caseiras são mais uteis na prevenção da formação de pedras. Abundância de líquidos, principalmente água e sucos de frutas cítricos, podem ajudar a evitar as pedras.