CIDADANIA - Você sabe o que fazer quando encontrar um vazamento de água potável em vias públicas?

24/07/2017

Se a resposta for não, este texto “cairá como uma luva” para que você possa agir de forma correta e, ainda, passar adiante as informações aqui apresentadas.

Ao identificar um vazamento de água potável, a orientação é a seguinte: ligar para a Central de Atendimento do SAEMAS: 3946-4646, que recebe os chamados de emergência, inclusive aos feriados, e informar o endereço onde se encontra o problema. “Essa é a medida mais importante, pois esse contato do cidadão é de extrema importância para solucionarmos a questão o quanto antes. É preciso tomar a atitude, não ficar esperando que o vizinho faça, porque quanto mais o tempo passa, mais água potável está sendo desperdiçada. Nós precisamos da ajuda da população nesse sentido”, pontua o superintendente do SAEMAS, Carlos Roberto Sarni.

Após a solicitação de reparo feita pelo munícipe, uma ordem de serviço é emitida e entregue para a equipe de manutenção da autarquia, que atua em dois horários: uma na parte da manhã e outra à tarde.

Na maioria dos casos de vazamentos, os causadores do problema costumam ser tubulações antigas, tubulações e acessórios que foram implantados com defeito, muita pressão na rede e a qualidade do material utilizado, o que geralmente ocorre em loteamentos antigos.

“Não há como medir o volume de água desperdiçado em um vazamento, pois depende do tipo de problema, que vai desde tubos (canos) trincados até vazamentos na rede mestre. Por isso, é muito importante fazer o reparo o mais rápido possível. Lembrando que, caso o problema não seja resolvido, poderá, futuramente, resultar no surgimento de buracos no asfalto, o que pode causar acidentes com veículos e pedestres que transitam no local”, reforça Sarni, que completa: “evitar vazamentos é difícil, devido à quantidade de redes antigas que existem na cidade. Em relação aos outros municípios, Sertãozinho tem muita precaução em seu trabalho; exige materiais de boa qualidade na implantação de novos loteamentos e executa manutenções nas redes, com o objetivo de controlar a pressão da água que sai do reservatório para a rua”.

Lembrando, mais uma vez, que o papel fiscalizador da população é essencial para eliminação de vazamentos na rede de distribuição de água. Vamos praticar cidadania? (Assessoria de Comunicação PMS)