Chulé? Dermatologista do Sistema Hapvida explica o problema

Chulé? Dermatologista do Sistema Hapvida explica o problema
08/08/2022

Por que temos chulé?

 

Dermatologista do Sistema Hapvida explica que problema deve ser tratado com ajuda especializada

 

Tirar o sapato em público pode ser extremamente constrangedor para algumas pessoas, especialmente se elas tiverem problemas como o odor na planta dos pés, o famoso chulé.

Esse cheiro característico pode ser causado por fungos e bactérias. Porém, nem sempre a podobromidrose (nome científico do chulé) tem relação com a falta de higiene.

Segundo Diogo Pazzini Bonfim, médico dermatologista do Sistema Hapvida, o problema pode se agravar na puberdade. “Existem glândulas na região da planta dos pés que se desenvolvem na adolescência e, por isso, a podobromidrose pode ser ainda mais acentuada nessa fase da vida”.

Ele explica ainda que as causas precisam ser investigadas, pois problemas de saúde podem contribuir para o mau odor. “Algumas doenças podem estar envolvidas e agravar o chulé, como diabetes, alterações da tireoide e também as hormonais. Mas o ideal é consultar um médico, pois o excesso de suor e mau odor podem ser sinais de micoses e infecções bacterianas, que vão precisar de tratamento medicamentoso”.

A alimentação e o ambiente são outros fatores que podem influenciar no chulé. “Poluição, bebidas alcoólicas e temperos como alho e cebola podem exercer influência no suor e odor, embora não haja comprovação científica desta relação”.

Já em relação a tratamentos, o médico afirma que alguns produtos podem ser indicados para atenuar o problema, desde que alguns cuidados sejam tomados. “De forma geral, oriento lavar bem os pés, secar entre os dedos e usar meias de algodão, além de não repetir meias e sapatos”, finaliza o dermatologista.

 

Diogo Pazzini Bonfim, médico dermatologista do Sistema Hapvida, explica que problemas de saúde podem contribuir para o mau odor nos pés