Cerca de 16 mil alunos da rede municipal retornaram às salas de aula nesta semana

Cerca de 16 mil alunos voltaram às salas de aula na Rede Municipal de Ensino de Sertãozinho. Na foto, estudantes da EMEF “Antônio Cristino Cabral” acompanham explicação dinâmica da professora. Foto: Adilson Lopez
06/03/2015

“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”. A sentença é do educador e filósofo brasileiro, Paulo Freire, e ilustra a importância dos investimentos na área da Educação, para a formação de uma sociedade mais crítica e igualitária.

Em Sertãozinho, a Administração Municipal acredita na possibilidade da mudança e vem realizando importantes investimentos na área da Educação, que vão desde a infraestrutura oferecida aos alunos até a capacitação frequente dos docentes.

Na última segunda-feira, dia 02, cerca de 16 mil alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, distribuídos entre as 52 unidades escolares do município, retornaram às salas de aula, os quais serão atendidos por aproximadamente 1.000 professores da Rede Municipal de Ensino.

Em entrevista concedida à Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Sertãozinho, a secretária da pasta, Otávia Alexandrina Portugal Assumpção, falou sobre os preparativos para receber os alunos e sobre as metas da Secretaria para o ano letivo de 2015. Confira!

01 – Como os educadores e a própria Secretaria de Educação se preparam para o momento da volta às aulas?

Resposta - Aos professores da rede são oportunizados momentos para estudo e reflexão do planejamento. No início do ano, temos dois dias para estudo inicial, com momentos em que a dinâmica fica sob responsabilidade do professor coordenador da unidade escolar, e outros com a equipe pedagógica da Secretaria de Educação.

Nos Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPCs), que acontecem uma vez na semana em cada unidade escolar, os professores têm disponibilidade de trocar informações entre seus pares, participar de capacitações com sugestões de atividades e, bimestralmente, analisar o planejamento - momento em que se permite observar, avaliar e corrigir os rumos de seu trabalho, para a obtenção dos melhores resultados com seus alunos. Dessa forma, o planejamento é cuidadosamente elaborado, para atendimento da melhor forma possível, das propostas da escola e da Secretaria de Educação. No município, também consta em calendário a Semana da Educação, que acontecerá no mês de outubro, em que o professor recebe uma dose de ânimo para realizar suas atividades.

02 - A Educação de Sertãozinho foi destaque, recentemente, em dois importantes veículos de comunicação de circulação nacional, a Revista Veja e a Revista Escola Pública, em função do bom desempenho dos estudantes em olimpíadas e outros concursos. Como a senhora acredita que ocorreu esse processo de fidelização do interesse dos alunos pelo estudo? A participação dos professores tem sido fundamental?

Resposta - Este processo se dá pela realização bem-sucedida do trabalho escolar, que prioriza a integração e a articulação entre direção, professores, pais, alunos e funcionários da unidade escolar na prática do trabalho interdisciplinar que, bem planejado, é enriquecedor, tanto para o professor, que pode aprofundar as questões a serem estudadas, quanto para os alunos, que lucram com a diversidade de fontes e a riqueza das múltiplas informações, resultando no gosto pelo saber e, consequentemente, em muito sucesso.

03 - Como a senhora avalia a qualidade e a estrutura da Educação em nossa cidade?

Resposta - Uma das prioridades do município é assegurar a todos a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, considerando a indissociabilidade entre acesso, permanência e qualidade da educação escolar oferecida, e a efetivação desse benefício que não se esgota na matrícula, mas na permanência e na aprendizagem bem-sucedida de todos. A escola, hoje, desenvolve metodologias, procedimentos, mecanismos e recursos didáticos diferenciados, que assegurarão aos alunos êxito no processo ensino e aprendizagem.

04 - Quais são as metas da Secretaria de Educação para o ano letivo de 2015? O que a população pode esperar em relação à atuação da pasta?

Resposta - A meta é a democratização do ensino, que torna necessária uma escola real, democrática, inclusiva, pensada na sua integridade, garantindo que a criança adentre a essa escola e, ao sair, tenha conhecimentos, competências, valores e atitudes que lhe permitam o exercício pleno da cidadania, e lhe permitam também, enfrentar com competência os desafios do mundo atual.

Considero que a escola só tem sucesso se a parceria com a família realmente existir, já que a presença da família na escola faz com que a criança se sinta importante e reconhecida, e sua família passe a ter mais confiança na escola. Esse é um trabalho realizado nas escolas da Rede Municipal, que tem como proposta pedagógica conhecer a comunidade, saber de suas expectativas e anseios, para assim, envolver os profissionais que trabalham na escola em busca de uma comunidade mais participativa. A meta da Secretaria é oferecer a todos uma escola de qualidade, em que todos possam alcançar o sucesso, tanto pessoal, como profissional, num mundo tão mutante como é o nosso atual.

Fotos