Centro de Triagem e Acolhimento de Covid-19 está prestes a ser concluído
A Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. Luiz Albanez Neto”, que fica no Jardim Helena, está sendo preparada para passar a funcionar como um Centro de Triagem e Acolhimento específico para casos de Covid-19. O local passa por pequenas reformas necessárias, além de adequações, com o objetivo de que na segunda-feira, dia 13, esteja pronto para funcionamento, caso seja necessário.
Por se tratar de uma doença respiratória, os sinais e sintomas do coronavírus são, principalmente, nas vias aéreas superiores, semelhantes com os que ocorrem em gripes e resfriados. Também pode causar infecção do trato respiratório inferior, como pneumonia. Os sintomas mais comuns são: febre, tosse, coriza e até dificuldade para respirar.
Quem apresentar sintomas deve procurar uma unidade de saúde. As UBSs são a porta de entrada, e estão preparadas para orientar e dar atendimento. Caso o paciente apresente suspeita de Covid-19 e necessite de acompanhamento ou de retorno, o mesmo será direcionado ao Centro de Triagem e Acolhimento do Jardim Helena. Nos casos positivados para Covid-19 serão adotadas as recomendações de isolamento do paciente. Já os casos graves serão encaminhados, imediatamente, à Santa Casa de Sertãozinho.
Além de adaptações no espaço físico, a Secretaria Municipal da Saúde investirá em profissionais para realizar os atendimentos. De acordo com a secretária pasta, Angélica Lazarini, serão contratados, através de processo seletivo, 7 técnicos de enfermagem e 2 enfermeiros. Os contratos são pelo prazo de 180 dias. “Serão também realocados 3 médicos que já prestam serviços para o Município, por meio de empresa terceirizada, e 1 médico infectologista já pertencente à Rede Municipal de Saúde”, informa.
Ainda segundo a secretária, cerca de R$ 1 milhão de reais recebidos do Governo do Estado estão sendo destinados ao plano de contingência, para o enfrentamento da Covid-19 no município. “Uma das ações realizadas com o dinheiro recebido é o investimento que estamos fazendo no Centro de Triagem e Acolhimento do Jardim Helena, com adaptações, contratação de profissionais, aquisição materiais de consumo e custeio em geral, para que possamos atender com dignidade os pacientes suspeitos de infecção por coronavírus em nossa cidade”, explicou Angélica, que completou: “também estamos em processo de cotação de testes rápidos de Cobid-19, pois entendemos que se trata de mais uma ferramenta de combate à doença”. (Departamento de Comunicação PMS)
Legenda Foto 1: Adequações no prédio do Jardim Helena objetivam a implantação do Centro de Triagem e Acolhimento de Covid-19