Centro de Acolhimento COVID-19 já está em funcionamento em Sertãozinho

04/05/2020

A Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. Luiz Albanez Neto”, que fica no Jardim Helena, já está funcionando como Centro de Triagem e Acolhimento específico para casos de Covid-19. O local passou por pequenas reformas necessárias, além de adequações, com o objetivo de atender os pacientes referenciados, ou seja, aqueles já passaram por atendimento nas UBSs ou na UPA e estejam com sintomas de Covid-19.

            Por se tratar de uma doença respiratória, os sinais e sintomas da doença causada pelo novo coronavírus são apresentados, principalmente, nas vias aéreas superiores, semelhantes aos que ocorrem em gripes e resfriados. A Covid-19 também pode causar infecção do trato respiratório inferior, como pneumonia. Os sintomas mais comuns são: febre, tosse, coriza e até dificuldade para respirar.

            Quem apresentar sintomas deve procurar uma unidade de saúde. As UBSs são a porta de entrada e estão preparadas para orientar e dar atendimento. Caso o paciente apresente suspeita de Covid-19 e necessite de acompanhamento ou de retorno, o mesmo pode ser direcionado ao Centro de Triagem e Acolhimento do Jardim Helena. Nos casos positivados para Covid-19 serão adotadas as recomendações de isolamento do paciente. Já os casos graves serão encaminhados, imediatamente, à Santa Casa de Sertãozinho.

            Além de adaptações no espaço físico, a Secretaria Municipal da Saúde investiu em profissionais para realizar os atendimentos. De acordo com a secretária pasta, Angélica Lazarini, foram contratados, através de processo seletivo, 4 técnicos de enfermagem, 2 enfermeiros e 1 farmacêutico. Os contratos têm validade de 180 dias. “Foram também realocados 3 médicos que já prestam serviços para o Município, por meio de empresa terceirizada, e 1 médico infectologista já pertencente à Rede Municipal de Saúde”, informa.

            Ainda segundo a secretária, toda a adequação realizada e contratação de pessoal se deu a partir da utilização da verba de cerca de R$ 1 milhão, repassada pelo Governo do Estado, que também está sendo usada no plano de contingência para o enfrentamento da Covid-19 no município. “Uma das ações realizadas com o dinheiro recebido é o investimento que fizemos na instalação e agora no funcionamento do Centro de Triagem e Acolhimento do Jardim Helena, com adaptações, contratação de profissionais, aquisição de materiais de consumo e custeio em geral, para que possamos atender com dignidade os pacientes suspeitos de infecção por coronavírus em nossa cidade”, explicou Angélica, que completou: “também, além de estarmos em processo de cotação de testes rápidos de Covid-19, estaremos recebendo em breve, mais 2.480 testes, que serão disponibilizados pelo Ministério da Saúde”.

            É bom destacar que o Ministério da Saúde, ao disponibilizar esses testes rápidos, orienta para que sejam utilizados para situações específicas em casos de síndrome gripal, indicado exclusivamente para pessoas sintomáticas, e que se enquadrem nas seguintes categorias:

  • Profissionais de saúde em atividade;
  • Profissionais de segurança pública em atividade;
  • Pessoa com diagnóstico de síndrome gripal que resida no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança em atividade;
  • Pessoas com 60 anos ou mais, residentes em instituições de longa permanência de idosos (ILPI);
  • Pessoas com 60 anos ou mais, portadores de comorbidades de risco para complicação de COVID-19;
  • Demais pessoas sintomáticas com idade igual ou superior a 60 anos.

            É importante informar que os pacientes que costumavam ser atendidos na USF do Jardim Helena estão sendo atendidos no Jardim Alvorada, mais especificamente na estrutura montada no Centro Esportivo Mogiana “Vereador Paulo Aparecido Braga”, devido à reforma da UBS do bairro. (Departamento de Comunicação PMS)

 

Legenda Foto 1: Leitos instalados na USF Jardim Helena já estão preparados para receber pacientes com Covid-19, caso necessário

fotos