CEISE Br participa de reunião com ministro de Minas e Energia

Asessoria de Imprensa CEISE Br
05/03/2015

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, reuniu as principais entidades ligadas aos setores de Petróleo, Gás, e Combustíveis, na tarde de quinta-feira, 22, em Brasília (DF), com a finalidade de estabelecer um diálogo construtivo com os setores. Representando o setor sucroenergético, participaram a UNICA (União da Indústria de Cana de Açúcar), o Fórum Nacional Sucroenergético e o CEISE Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis).

Segundo Braga, “sua gestão pretende se basear nos princípios franqueza, lealdade, e a construção de um modelo lucrativo para todos, empresários e trabalhadores”, ressaltou.

As entidades da cadeia sucroenergética aproveitaram para apresentar demandas como o programa Inovar Auto – voltado ao aumento da eficiência do motor flex quanto ao uso do etanol; melhorias nas condições de rentabilidade do etanol; a valorização da bioeletricidade na matriz energética, com leilões específicos e com preço mínimo de R$ 250,00 MW; e um programa de investimentos para estimular o retrofit de caldeiras das usinas.

As instituições ainda pontuaram sobre a necessidade de valorização das externalidades do setor sucroenergético, pois a produção de bioeletricidade está próxima do volume de consumo; é produzida em período de tempo seco; além das questões ambientais.

Os participantes da reunião saíram esperançosos do encontro, uma vez que o novo ministro se mostrou solícito às demandas do setor. “Foi uma reunião muito produtiva, sobretudo porque foram pautadas questões como os leilões específicos de energia e pacote de incentivos ao retrofit que, se concretizadas, melhorarão a eficiência e o custo da indústria canavieira e proporcionarão a recuperação da indústria de base do setor”, avaliou Antonio Eduardo Tonielo Filho, presidente do CEISE Br.