CEISE Br integra ações do Maio Amarelo

CEISE Br integra ações do Maio Amarelo
28/05/2018

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, Poder Público e sociedade civil realizam o movimento Maio Amarelo – ações conjuntas para promover o tema segurança viária a toda a comunidade. Neste sentido, a Escola SENAI Ettore Zanini, em Sertãozinho, reuniu em seu auditório mais de 270 alunos, em duas turmas (manhã e tarde), para palestra acerca do assunto.

A apresentação ficou por conta do assessor de Diretoria do CEISE Br, Aparecido Donizeti do Nascimento. Oficial da Reserva Militar – tenente reformado da Polícia Rodoviária – Nascimento trabalhou muitos anos na estrada, socorrendo, orientando e educando pessoas.

Com uma linguagem informal, própria para o público jovem que o assistia, o tenente mostrou dados impactantes. Segundo ele, estatísticas apontam que 1,3 milhão de pessoas morrem vítimas do trânsito no mundo todo, anualmente, seja em condição de pedestre, motorista ou passageiro. No Brasil, são 38 mil óbitos por ano, ou 105 mortes por dia, o que dá quase cinco vítimas fatais por hora.

Nascimento ainda apresentou diversos vídeos reais de acidentes e depoimentos de vítimas que tiveram sequelas graves, e as situações em que eles ocorreram, como excesso de velocidade, embriaguez, uso de celular e outras imprudências.

“A segurança no trânsito depende, também, de atitudes individuais, de que haja educação dos dois lados. São direitos e deveres e, se resolvermos não aprender, teremos que reaprender, e reaprender como vítima de trânsito é muito ruim”, alertou.

Os alunos que participaram da palestra são dos cursos Almoxarife, Mecânico de Usinagem, Caldeiraria, Operador de Processos Químicos, Eletricista, Instrumentista Montador, Mecânica de Manutenção e Técnico de Automação.