CEISE Br e Abimaq realizam debate sobre Negociações na Reforma Trabalhista

CEISE Br e Abimaq realizam debate sobre Negociações na Reforma Trabalhista
17/09/2018

Na manhã dessa sexta-feira, 14, o CEISE Br e a Abimaq/Sindimaq (sede regional – Ribeirão Preto) promoveram o debate Negociações na Reforma Trabalhista: Artigos 611 – A e B da CLT: o que não pode ser negociado, o que deve ser negociado e o que pode negociar individualmente, no auditório do Centro Empresarial Zanini, em Sertãozinho (SP).

A advogada e consultora em Direito do Trabalho Previdenciário Camilla Moura Machado Toledo apresentou as principais mudanças na legislação trabalhista – vigentes há quase um ano –, e esclareceu as dúvidas manifestadas pelo público.

Segundo ela, entre os pontos está a questão das negociações. “Tudo aquilo que realmente é negociado, é acordado, a chance das duas partes se entenderem é melhor, e o cumprimento daquilo que foi discutido por ambos é muito mais fácil”.

Para a advogada, a negociação coletiva é um importante instrumento das relações de trabalho, do dia a dia entre empresas e funcionários. “Um conceito que precisa ser mudado é o de ‘capital versus trabalho’. Empresa e trabalhador precisam crescer juntos e, por isso, a ideia de ‘capital e trabalho’ gera mais qualidade, produtividade e melhora o relacionamento interno também”, acrescentou.