Brasil pode enfrentar neve e “chuva congelante” na semana que vem

Brasil pode enfrentar neve e “chuva congelante” na semana que vem
16/05/2022

País terá semana de frio intenso e temperaturas atípicas para o mês de maio. Forte massa polar vai derrubar temperaturas entre os dias 16 e 22. No mesmo período, passagem de um ciclone extratropical aumenta a umidade.

A previsão para o mês de maio é que alguns estados do Brasil cheguem a temperaturas menores que 10°C, podendo ocorrer neve. Preparem os casacos!

Lembrando que o inverno começa somente dia 21 de junho, mas as temperaturas baixas vão começar antes. Os serviços de meteorologia apontam que grande parte do Brasil vai enfrentar uma semana de frio atípico para o mês de maio a partir da próxima segunda-feira (16). De acordo com Cesar Soares, meteorologista da Climatempo, os termômetros devem ficar abaixo de 10°C em São Paulo. Há previsão de neve e "chuva congelante" para estados do Sul e geadas para outros pontos do país.

 

Neve e chuva congelante

A neve é um fenômeno mais conhecido: os flocos são formados já na nuvem e chegam ao solo no mesmo estado, enquanto a “chuva congelante” é um evento mais raro em nosso país. Segundo o meteorologista César Soares, a chuva ocorre de forma normal, com a queda da gotícula na atmosfera, mas a água se congela ao tocar uma superfície.

Se você está achando que está um pouquinho frio, imagina na semana que vem. Cuidado com as rinites, sinusites, inflamações, gripes e problemas de saúde que possam piorar.