Bioestimuladores

Bioestimuladores
15/03/2022

DRA. RITA ENTREVISTA O  TRICOLOGISTA DR. JOSÉ VITOR (CRM 115045)

 Inovação representa uma revolução na área de estética quando falamos de tratamento de pele

 Quanto tempo, após a primeira aplicação dos bioestimuladores, vemos resultados?

A bioestimulação, principalmente com ácido polilático, que é o Sculptra, começa a exibir resultados geralmente após 45 a 90 dias da aplicação, a depender da jovialidade da pele da pessoa. Pode começar antes ou, se é uma pele um pouco mais envelhecida, pode ter um efeito inicial um pouco mais retardado. Mas, em média, entre 45 e 90 dias.

 Para quais casos são indicados?

Usamos os bioestimuladores, principalmente o Sculptra, com dois objetivos: tratamento de flacidez e melhora na qualidade da pele. Então, os bioestimuladores são muito voltados para aquela pele flácida, seja do corpo, seja da face e, também, para aquela pele da qual queremos melhorar a qualidade, o que nós chamamos hoje de skin quality.

 Homens também podem fazer?

Sim. Utilizamos muito em homens, principalmente aqueles que perdem peso e, às vezes, ficam com o abdômen um pouco mais flácido, ou aqueles já que estão acima dos 50 anos e desenvolvem um quadro de flacidez na região do contorno do pescoço e da papada principalmente.

 Quantas seringas em cada caso?

Trabalhamos com o Sculptra em número de frascos. O frasco vem pra gente na forma de um pozinho e diluímos esse frasco pra oito, dez ml, quando queremos aplicar no rosto, no pescoço. Ou diluímos pra 12, 16 ml, quando queremos tratar o couro. A quantidade de frascos depende, portanto, muito da área que desejamos tratar. Quanto maior a flacidez, maior o número de frascos necessários pra obter resultados. Quanto menor a área e o grau de flacidez, menos frascos são usados.

 Podemos aplicar os bioestimuladores em outras partes? Serão os mesmos?

Os bioestimuladores podem ser utilizados na face – região malar, região da bochecha, contorno, papada e pescoço – e, também, no corpo – região do colo, interno de braços, interno de coxas, bumbum com efeito pump e região do abdômen. Temos hoje, no mercado, cinco bioestimuladores. O Sculptra, que é o ácido polilático, o Policaprolactona, o Radiesse, que é hidroxiapatita de cálcio, um que mistura ácido hialurônico com hidroxiapatita de cálcio, e o bioestimulador mais novo, lançado recentemente, que se chama Eleva. O bioestimulador a ser utilizado em cada área específica é definido conforme avaliação do dermatologista.

 Posso fazer mais de um frasco em uma única sessão?

Algumas pacientes perguntam isso. Sim. Geralmente utilizamos, por exemplo, dois, quatro frascos pra fazer uma face com pescoço e, às vezes, quando vamos tratar áreas maiores como o bumbum, pra dar aquele efeito pump de elevação, usamos quatro, cinco, seis frascos de cada lado. Naturalmente, pode ser feito, sim, em uma única sessão, inclusive havendo a necessidade de ser feito, porque, do contrário, a área desejada pode ficar subtratada.

 Existem contraindicações ?

Os bioestimuladores, que são diferentes de preenchimento, botox ou toxina botulínica, não exigem retoque. Aplicamos naquela área que será tratada e, a partir de então, eles vão agindo durante um período, que pode variar de 12 a 18 meses.

 Por quanto tempo ficam no corpo?

Cada bioestimulador tem um tempo de ação. O Sculptra, especificamente, tem um delta que, como citei na pergunta anterior, varia entre 12 a 18 meses. Ele permanece ali durante esse período, estimulando a produção de colágeno. Depois disso, pode ser reaplicado, caso o deseja seja perpetuar a estimulação.