Biblioteca e Secretaria de Cultura e Turismo de Sertãozinho ganham novas sedes

14/08/2017

Uma das principais propostas da atual Administração Municipal, em seu plano de governo, foi ampliar e centralizar os departamentos ligados à área de Cultura do município. O compromisso se oficializou no último sábado, 05, com a entrega das novas sedes da Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Furlan Júnior” e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Diversas autoridades municipais estiveram presentes à cerimônia organizada pela Prefeitura Municipal, que foi marcada por alegria e emoção, com destaque para o prefeito Zezinho Gimenez; a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Cidadania, Tatiane Cristina Pereira Guidoni; o vice-prefeito Nilton César Teixeira; o vereador Acácio Augusto Tobias Vieira, que discursou representando os demais legisladores presentes; e do secretário municipal de Cultura e Turismo, José Adilson dos Santos. Vale pontuar que, outras autoridades municipais, representantes de movimentos culturais e das famílias homenageadas, além da população em geral, também marcaram presença no evento.

Visivelmente entusiasmado com o resultado das obras, o prefeito Zezinho Gimenez falou sobre a necessidade de fomentar a cultura e o turismo na cidade. “Cada prefeito que passou pela gestão do nosso município deu a sua contribuição para que Sertãozinho fosse conhecida em todos os cantos do país. Estou muito feliz, porque, aos poucos, nós vamos formando esse ‘quadrilátero cultural’, que foi, e ainda é meu projeto desde o primeiro mandato”, comentou.

Emocionado, o secretário municipal de Cultura e Turismo pontuou sobre a evolução que a cidade vem alcançando na área, e falou sobre a satisfação de fazer parte de mais essa conquista. “Eu tenho orgulho de ser da confiança de um homem tão visionário quanto nosso prefeito. A cultura é algo muito diversificado, e estou aprendendo muito, com humildade e respeito, com o objetivo de oferecer um bom trabalho à população”, afirmou José Adilson dos Santos.

Logo após a cerimônia, todas as pessoas presentes puderam conhecer os novos espaços, em especial a nova Biblioteca Municipal “Dr. Antônio Furlan Júnior”, amplamente elogiada por seu espaço físico, moderno e, ao mesmo tempo, aconchegante.

Ao todo, a Administração Municipal investiu cerca de R$ 370 mil nas duas obras, entre serviços de reforma e adequações prediais das novas instalações, incluindo as partes de hidráulica e elétrica, e a aquisição de mobiliário.

As sedes da Biblioteca e da Secretaria de Cultura e Turismo estão localizadas à rua Sebastião Sampaio, nº 1489 – Centro.

O atendimento da Secretaria é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Já a Biblioteca atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem intervalos.

 

Os homenageados

 

Além da entrega da nova sede da Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Furlan Júnior”, oficializou-se a denominação de outros dois espaços: a sala “Lygia Fagundes Telles” e o Salão Nobre “Adelino Ricciardi” – ambas autorias do então vereador Fabiano Andrey Bertagnolli Trigo, em 2016.

O homenageado principal, Dr. Antônio Furlan Júnior, que denomina a Biblioteca, foi representado na cerimônia por sua neta, Regina Aparecida Furlan Volpe. Dr. Furlan foi um médico extremamente dedicado a servir e, por isso, ficou conhecido como “o pai dos pobres”. Foi a partir de seu acervo pessoal, em 13 de dezembro de 1957, que nasceu a primeira Biblioteca Pública Municipal de Sertãozinho.

A sala denominada “Lygia Fagundes Telles” recebeu este nome em homenagem a essa grande escritora paulista, que passou boa parte da infância em Sertãozinho. Entre seus grandes sucessos estão obras como “Histórias do Desencontro” (1958), ganhador do prêmio do Instituto Nacional do Livro; “Verão do Aquário” (1963), ganhador do prêmio Jabuti, entre tantos outros livros premiados.

O salão nobre recebeu o nome de “Adelino Ricciardi” – sertanezino engajado no jornalismo, que foi um incentivador dos trabalhos da imprensa no município. (Assessoria  Comunicação Prefeitura Sertãozinho)