AUTISMO - Dia 2 de Abril – Dia Mundial Da Conscientização do Autismo

09/04/2019

No dia 2 de abril comemoramos o Dia Mundial da Conscientização do Autismo ou simplesmente Dia Mundial do Autismo. Nesta data tentamos ajudar a todos para conscientizar a população mundial sobre o transtorno do espectro autista.

O transtorno afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. O dia mundial da conscientização do autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre este transtorno, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

No Brasil o dia mundial do autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todos os lugares, ajudar a conscientização e informar as pessoas sobre o que é o transtorno do espectro autista e como lidar com ele.

Nesta data, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o movimento.

Muitas pessoas não sabem o que é e nem como agir com uma criança ou adulto portadores do transtorno, que pertence a um grupo de transtornos do desenvolvimento cerebral, conhecido por “Transtornos de Espectro Autista” - TEA.

Os sintomas de um autista são, em maior ou menor grau, fobia, agressividade, dificuldade de aprendizagem, dificuldade de relacionamento, por exemplo.

No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

O autismo aparece nos primeiros anos de vida. Apesar de não ter cura, terapias e medicamentos e é claro, muito amor podem proporcionar qualidade de vida para os pacientes e suas famílias. O autista olha pouco para as pessoas, não reconhece nome e tem dificuldade de comunicação e interação com a sociedade.

Cada família reage de uma forma, da mais racional à emotiva, e é preciso que haja um momento de respeito ao tempo de cada um. Mas esse tempo há de ser breve, porque se há um consenso dentro do pouco que se sabe do Autismo é a importância da intervenção precoce.

Terapia, terapia, terapia: quanto mais cedo começar, melhor o prognóstico. E informação, sempre.

Por todas as considerações acima, apresentamos esta Moção de Congratulações e parabenizamos a todos pela garra e determinação de lutar pelo objetivo de um país com mais recursos para os autistas.