Auriculoterapia pode tratar e até diagnosticar doenças

Auriculoterapia pode tratar e até diagnosticar doenças
18/12/2023

Auriculoterapia pode tratar e até diagnosticar doenças

A terapia em pontos nas orelhas pode revelar e tratar problemas coronarianos, de memória e os mais variados desequilíbrios físicos e emocionais

Para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), as orelhas são uma espécie de micromapa do organismo, em que cada região anatômica representa uma parte do corpo humano. Por meio de estímulos auriculares, pode-se tratar os mais variados problemas de saúde física, mental e emocional, aplicando técnicas de acupuntura, e até diagnosticar doenças.

Assim como a acupuntura, a auriculoterapia tem como objetivo equilibrar as funções do organismo, estimulando o fluxo de energia, ativando os chamados pontos reflexos com aplicações de agulhas, sementes ou fixando pequenas pastilhas de silício, também conhecidas como Stiper.

Combinada com acupuntura, a auriculoterapia aumenta o estímulo no organismo, melhorando a resposta do paciente ao tratamento. A técnica otimiza a terapia para dores crônicas, como fibromialgia, enxaqueca, artrite e artrose. Ainda na parte física, ajuda no emagrecimento, superar vícios, controlar alergias, tratar das disfunções renais, hepáticas, cardíacas, respiratórias e digestivas.

A combinação de técnicas é ainda indicada para tratar de doenças emocionais, como depressão, insônia, ansiedade, síndrome do pânico, entre outras. E, na parte estética, auxilia na drenagem linfática, no combate à flacidez, minimiza as rugas e previne o envelhecimento precoce.

Poder do silício – Há casos em que a estimulação na orelha é mais eficaz e rápida do que a acupuntura sistêmica, observa Roselaine Oliveira, acupunturista e especialista em auriculoterapia. Ela cita, entre os exemplos, a redução e o controle da pressão arterial, dores na coluna, torcicolo e psoríase.

Entre as técnicas utilizadas para tratamento, a terapeuta destaca as aplicações de pastilhas de silício da Stiper, conhecidas como “stiperterapia”, que substituem com vantagem as sementes. Além de perecíveis, as sementes causam desconforto e até pequenos ferimentos, que interferem nas condições do paciente. Já as pastilhas de Stiper podem ser usadas com segurança e não exercem pressão, muitas vezes dolorida. “Os cristais de quartzo têm como característica a capacidade de modular a frequência energética, estimulando a circulação na região correspondente à disfunção e sem causar dor”, afirma Roselaine.

O que as orelhas revelam - Na Auriculoterapia Avaliativa, todo o desequilíbrio do paciente e a evolução do tratamento são acompanhados, observando as alterações refletidas nas orelhas. A orelha é um microssistema que tem correspondência com todo corpo através de regiões e pontos reflexos representados estrategicamente na orelha em forma de um feto invertido.

“O lóbulo é uma região de pontos reflexos da face e cabeça, mas, no diagnóstico a avaliação, vai muito além de observar as alterações desses pontos”, afirma Roselaine. O tamanho dessa região anatômica revela a constituição genética herdada dos pais (quanto maior o lóbulo, melhor é a herança genética). Os sulcos e a firmeza dos lóbulos, entre outros aspectos, também trazem informações importantes.

A especialista explica que cada área dos sulcos, que cortam o lóbulo, traz informações diferentes. “Alterações no sulco das coronárias indica doenças cardiovasculares. Sinais no sulco do tinnitus apontam disfunção no ouvido e outras alterações auditivas, como zumbido. E marcas no sulco do psiquismo são indícios de problemas relacionados à memória, como dificuldade de concentração e até mesmo Alzheimer”, cita Roselaine.

A aparência do lóbulo, por sua vez, revela a qualidade do QI do rim, ligado à vitalidade. “Com o envelhecimento, o lóbulo se torna cada vez mais flácido. No entanto, em muitos casos, é possível observar esse processo acontecendo de uma forma precoce”.

A especialista está utilizando máscara de silício da Stiper para melhorar o aspecto das orelhas, minimizar os sulcos e rugas, eliminar cravos superficiais, reduzir as manchas e, dessa forma, preparar o pavilhão auricular para aplicação dos pontos já com um impulso inicial do tratamento. A aplicação ainda está em fase experimental, mas, de acordo com Roselaine, já apresentou excelentes resultados. O cosmético ativa a circulação, proporcionando uma cor uniforme do pavilhão auricular. Com esse resultado, verificamos uma melhora do aspecto geral do pavilhão auricular e, consequentemente, no organismo”, descreve.

Tanto as pastilhas, como a máscara de silício, podem ser usadas inclusive por crianças, sendo contraindicadas para pessoas que têm ferimentos nas orelhas.

 

Sobre Roselaine Oliveira – Especialista em Medicina Tradicional Chinesa, tem mais de 12 anos de experiência em auriculoterapia. Fascinada pela técnica, a terapeuta fez cursos no Brasil e exterior até se tornar uma pesquisadora e desenvolver o método da Auriculoterapia Avaliativa, evoluindo e modernizando uma técnica usada há milênios pelos chineses para diagnosticar as mais variadas patologias e disfunções do corpo humano, bem como desequilíbrio emocional, por meio da avaliação minuciosa dos sinais, cores e alterações no pavilhão auricular. Atualmente, Roselaine ministra cursos e palestras sobre o método, que já chegou em 12 países, através da formação profissional online. Saiba mais: roselaineoliveira.com.br

Sobre Stiper – No mercado desde 2005, a empresa, fundada pela família Gianfratti, inovou ao produzir no Brasil os primeiros produtos de beleza e para saúde à base de silício, um dos elementos mais abundantes da crosta terrestre. O seu portfólio conta com itens entre máscara esfoliante facial e corporal, pastilhas para acupuntura e para acupuntura auricular, com benefícios cientificamente comprovados em pesquisas, além de suplementos que combinam o mineral com ácido hialurônico, indicado para tratamento antienvelhecimento, e a versão com extrato de semente de uva, para combate ao estresse e prevenção de doenças cardiovasculares. A Stiper está sediada na Grande São Paulo, mas atende todo o território nacional por meio de lojas revendedoras e de sua loja online

Galeria de fotos