Aumento de 11% em acidentes no setor elétrico em 2024 torna tecnologia aliada na identificação de EPI
Solução de IA e visão computacional da Fu2re facilita processo de forma automatizada e inteligente
O sistema recebe os vídeos da jornada de trabalho das equipes e aplica IA e visão computacional. Dessa forma, é possível detectar o uso correto ou incorreto de EPIs e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) durante as operações, e as condutas perigosas durante deslocamentos, com análise baseada em regras de trânsito.
“As gravações de até oito horas são segmentadas em blocos organizados por intervenção, gerando pequenos vídeos com apenas os trechos relevantes. Os momentos de deslocamento são separados e avaliados de acordo com regras de direção segura, e todos os resultados ficam disponíveis em um portal em nuvem, onde os técnicos de segurança podem acessar e revisar as análises de forma simples e centralizada”, complementa Sih.
Projetos dessa frente são capazes de demonstrar a eficácia e a escalabilidade do sistema para as grandes distribuidoras de energia. O sistema segmenta, de forma automática, cada operação, identifica alertas de uso ou não de equipamentos, calcula um índice de segurança para acompanhamento e classifica o tipo de atividade realizada.
Com a solução da Fu2re, já foram mais de 20 mil horas gravadas processadas, 2,7 mil turnos monitorados e pelo menos 6,6 mil operações identificadas e categorizadas. “Com esses números, continuamos aperfeiçoando nossos serviços para garantir a segurança dos trabalhadores e a conformidade regulatória”, finaliza o executivo.
Para conhecer mais sobre a solução da Fu2re, acesse www.fu2re.com.br.
Sobre a Fu2re
A Fu2re é especializada em soluções de inteligência artificial que transformam operações e otimizam processos nas indústrias de energia, óleo e gás. Primeira startup acelerada pela NVIDIA no Brasil, com uma equipe altamente qualificada, desenvolve tecnologias de ponta, como o SmartVision AI, uma plataforma no-code que combina visão computacional e IA, permitindo atualizações rápidas nos modelos de inteligência artificial. Tendo recebido, em 2025, o aporte da Copel Ventures (gerido pela Vox Capital) e Indicator Capital, gestora early-stage de venture capital líder em deep-tech; a Fu2re se destaca por entregar resultados mensuráveis e assertivos, atendendo às necessidades específicas de grandes empresas. Reconhecida no ranking 100 Startups to Watch pelo segundo ano consecutivo, está no TOP3 entre scale-ups de IA e no TOP100 geral, consolidando-se como referência em inovação e transformação digital.
Site: www.fu2re.com.br
Bárbara Ferreira - Sing Comunicação de Resultados
bferreira@singcomunica.com.br
