ATM e stress

ATM e stress
20/04/2021

Odontologista entrevistado: Dr. André Marcelo Peruchi Minto
CROSP: 40915
Por: Dra. Rita Tonielo
OCLUSÃO E ATM
O que significa ATM?

O termo ATM é uma abreviatura de uma estrutura anatômica chamada de ArticulaçãoTêmporo-Mandibular, ou seja, a articulação da mandíbula com uma parte do osso temporal. É uma estrutura complexa, bilateral, e que de certa forma, funciona e reage como qualquer outra articulação do corpo humano (joelhos, cotovelos, tornozelos, etc). Sendo a ATM uma articulação dupla, podemos dizer que o que a difere de outras articulações é que elas agem sinergicamente (em conjunto).

Quais seriam as possíveis causas de dores na ATM?

As dores específicas da ATM decorrem de alterações patológicas nas estruturas que compõem essa articulação, tais como ligamentos, menisco ou disco, cartilagem, osso e músculos), alterações essas representadas por sinuvites, miosites, tendinites, discites, artritres e até artroses, desordens de crescimento, aderência tecidual, luxações e subluxações, traumas e interferências oclusais, dores resultantes de hiperatividade muscular, dentre outras.

Qual a diferença entre ATM e DTM?

A diferença é que ATM (articulação têmporo-mandibular) identifica uma estrutura anatômica, natural, com função fisiológica e DTM (disfunção têmporo-mandiluar) é um termo cunhado para nomear uma função patológica que reflete na ATM. Muito se tem discutido qual a nomenclatura mais indicada para essas patologias que geram problemas na ATM sendo que DTM ou SDDMF (Síndrome de Dor e Disfunção MioFascial) são muito utilizados pelos profissionais, assim como o termo DCM (Disfunção ou Desordem Crânio-Mandibular), que nos parece um termo mais genérico e adequado pois inclui todas as estruturas envolvidas com as causas dos problemas na ATM.

Como identificar a origem de um problema que causa dores na ATM?

Somente com uma boa avaliação clínica e com exames complementares se pode chegar ao diagnóstico correto da causa das dores na ATM, já que o problema é multifatorial, podendo envolver uma, duas ou várias origens ao mesmo tempo. Um exemplo clássico seria de um paciente que apresenta problemas na mordida (problemas oclusais) que permitirão o desenvolvimento de uma hiperatividade muscular e que, por sua vez, acarretará uma sobrecarga na ATM. É como se você começasse a apresentar dores na coluna porque passou muito tempo usando um sapato com salto normal e outro com salto gasto, que levou a uma sobrecarga nos joelhos e músculos que te obrigaram a adquirir uma nova postura ao andar, de onde sobreveio a dor na coluna. A dor é na coluna, mas a causa foi o sapato. Nesse interim, é fundamental que o profissional descarte qualquer problema de ordem médica para definir um bom diagnóstico.

Como são as dores relacionadas com os problemas oclusais e da ATM?

As dores na ATM podem ser localizadas ou reflexas, isto é, serem originárias da própria ATM ou de alguma estrutura relaciona a ela. Variam desde pequenos desconfortos, até dores irradiadas para outras áreas como cabeça, pescoço e face. Podem ser dores contínuas ou do tipo disparo (pontadas) ou agulhadas. Podem vir acompanhadas de trismo (dificuldade em abrir a boca), estalos, crepitações, desvios mandibulares, dificuldade em ocluir (colocar os dentes em contato) e até dores na parte superior das costas) e principalmente, as dores na região do ouvido.

Dores de cabeça e dores no pescoço podem ter relação com a ATM?

Sim, não só podem como em muitos casos tem relação direta com problemas de ATM. Entretanto convém salientar que, durante o exame físico e clínico do paciente, o profissional descarte de antemão qualquer possibilidade de envolvimento de ordem média geral no aparecimento das dores relatadas. Apontamentos de dores irradiando para a cabeça e para o pescoço diagnosticadas como de cunho odontológico, estão relacionadas com alterações na musculatura mastigatória (ex. músculo temporal) e que podem alterar a postura do paciente, inclusive durante o sono, o que pode explicar dores no pescoço (ex. músculo esterno). É importante que o profissional faça um exame minucioso em toda oclusão do paciente, pois alterações musculares como microespasmos, espasmos e contraturas normalmente estão ligadas às situações de maloclusões, o que seria a origem do problema. São menos frequentes os casos onde a dor se iniciou no próprio músculo.

Existem tratamentos para os problemas relacionados com a ATM?

É sempre importante que o profissional procure encarar o tratamento de problemas ligados às alterações da ATM, de maneira conservadora. Procedimentos invasivos cirúrgicos devem ser considerados uma vez esgotados as possibilidades conservadoras como ajuste do equilíbrio oclusal, uso de dispositivos (placas) inter-oclusais, tratamentos fisioterápicos, exercícios caseiros e até a associação com medicamentos de relaxamento muscular e antiinflamatórios.

O que é bruxismo? Qual a função das placas de mordida nesses casos?

Bruxismo é uma sequela da hiperfunção muscular desenvolvida pelo paciente. É caracterizada por um desgaste acentuado dos dentes devido à sobrecarga oclusal que causa um som característico e definido como “ranger de dentes”. É uma situação grave que pode requerer uma completa reabilitação oral do paciente e ocorre tanto à noite como durante o dia e envolve pessoas de idades variadas, sendo mais frequente em pacientes adultos. Conforme o desgaste avança, se não for tratado precocemente, o problema se agrava rapidamente causando problemas estéticos e funcionais. As placas inter-oclusais tem três funções de destaque:1) a proteção das estruturas do sistema estomatognático (dentes, oclusão, periodonto, músculos e ATM); 2) atuar como meio de diagnóstico, ou seja, uma vez aplicada e tendo o alívio dos sintomas conclui-se que, de fato, existe uma causa intra-bucal, uma vez que durante o uso da placa não existe contato entre os dentes e sim sobre a placa, aliviando qualquer interferência oclusal que possa existir.; 3) atividade terapêutica, contribuindo com o alívio dos sintomas na fase aguda, induzindo o relaxamento da musculatura, restabelecendo uma posição muscular mais fisiológica. É importante que fique claro que a placa inter-oclusal não resolve o problema em definitivo, pois a causa, ou as causas podem ainda estar presentes e, uma vez que o paciente abandone o uso da placa, o problema volta a aparecer.

Qual a relação entre estresse a disfunção da ATM?

Durante muito tempo, todos os problemas de disfunções da ATM foram erroneamente; e infelizmente ainda são atribuídos ao estresse. Coube a Vanman e Agelberg realizar um importante trabalho onde demonstraram a relação entre fator tensão/estresse do paciente com a presença ou não de alterações oclusais no aparecimento de dor, cefaléia, espasmo muscular e artralgia (dor na ATM). O objetivo final era entender se o estresse sozinho desencadearia as disfunções e desordens ou se o estresse seria mais um fator coadjuvante no processo. Os resultados mostraram que pacientes sem tensão ou estresse e com oclusão (mordida) estável raramente apresentavam sintomas acima relatados; pacientes sem tensão ou estresse, porém com oclusão (mordida) instável tiveram 3x mais chances de apresentarem os sintomas acima; e pacientes com tensão ou estresse e com oclusão (mordida) estável, apresentaram 7x mais os sintomas acima; por fim, o pior grupo, pacientes com tensão ou estresse e com oclusão (mordida) instável apresentaram 10x mais os sintomas acima. Enfim, o estresse e a tensão podem desencadear uma série de sintomas mesmo em pacientes sem problemas oclusais (mordida) importantes. O fato do profissional indicar placas interoclusais para quase todos ou para todos os casos, pode resolver o problema temporariamente. Portanto, devemos sempre fazer uma verificação da oclusão do paciente e corrigir as interferências que se apresentarem, da maneira menos invasiva possível.