Aprenda três formas de planejar sua aposentadoria

20/04/2021

Quando se fala em PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO temos que pensar em três coisas:

 

1 - PLANEJAR PARA GANHAR MAIS

2 - PAGAR MENOS

OU

3 PARAR DE PAGAR?

 

Isso tem tudo a ver com as três formas que podemos ter renda no futuro sem trabalhar, porque você sabe que um dia a gente não vai mais conseguir trabalhar, né (por velhice ou por doença). A questão é: vai chegar um momento que não poderemos garantir nosso sustento trabalhando. Por isso, é importante planejar para poder ter tranquilidade quando precisar depender da aposentadoria como renda.

 

(1) Ter reserva financeira, (2) contribuir para a previdência social e (3) receber ajuda assistencial do Governo. Se tomarmos por base o que está acontecendo com o auxílio emergencial, não vai ser fácil ter um benefício assistencial e, se tiver, o valor não garante conforto.

 

Não é fácil acumular renda que garanta proteção. Finalmente, a previdência, por pior que seja, com pouco investimento (5%, 11% ou 20% do salário mínimo por pelo menos quinze anos) é possível ter um salário mínimo vitalício, com décimo terceiro e com direito à reversão em pensão para dependentes.

 

Quer saber mais sobre o planejamento previdenciário, tem um vídeo no meu canal do YOUTUBE. É só assistir: https://www.youtube.com/watch?v=xbEC_77B3cY