Aposentadoria dos professores com as novas regras

Aposentadoria dos professores com as novas regras
09/03/2021

Com a oficialização da Reforma da Previdência, muitas dúvidas cercam os trabalhadores do setor da educação. A maior delas é: Com quanto tempo de serviço os professores podem se aposentar? Eu explico!

Mesmo que a oficialização da Reforma da Previdência tenha acontecido lá em novembro de 2019, para assuntos que envolvem o salário da vida toda, que é a aposentadoria, podemos dizer que ainda existem muitas dúvidas. E existem muitas mesmo!

E isso também acontece no setor da educação. Com quanto tempo de serviço o professor pode se aposentar? Pode acumular mais de uma aposentadoria?

A Aposentadoria por tempo de contribuição do professor é um benefício devido ao profissional que comprovar 30 anos de contribuição, se homem, ou 25 anos de contribuição, se mulher, exercidos exclusivamente em funções de Magistério em estabelecimentos de Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental e médio).

E, no caso dos profissionais que não trabalham em sala de aula? Também podem se aposentar como professor?

Sim. A aposentadoria especial de professor também abrange aquelas pessoas que exercem as atividades de direção, coordenação e assessoramento pedagógico. Então, mesmo que esteja fora sala de aula, o tempo de serviço das pessoas envolvidas no processo pedagógico também servem para conseguir o benefício com tempo de serviço reduzido. Professor pode ter mais de uma aposentadoria

 Quer saber mais?

https://www.youtube.com/watch?v=C8kxSti4LNU