Aposentado: revisão ou desaposentação?
Rever todos os ingredientes que serviram de base para conceder e calcular o valor do benefício é o caminho mais curto para corrigir os erros e equívocos que normalmente ocorrem na hora da aposentadoria.
Situações comuns como apuração errada do valor das contribuições; direitos trabalhistas e vantagens conquistadas em processos judiciais que não foram incluídas no cálculo do benefício; períodos de trabalhos não computados; insalubridade e periculosidade que não foram aceitas pelo INSS, dentre outros, são elementos que podem contribuir para que a pessoa receba o benefício errado para o resto da vida.
Desaposentação (85/95 pontos)
A criação da regra dos 85/95 pontos que atua diretamente na extinção do fator previdenciário do cálculo do valor da aposentadoria por tempo de contribuição pode ser a saída para os aposentados que foram obrigados a continuar pagando o INSS.
Antes de solicitar a inclusão dessas novas contribuições no valor da aposentadoria o contribuinte deve elaborar um cálculo para saber se, de fato, o valor do benefício vai aumentar.