ALERTA - Doenças do coração representam quase 30% de mortes no país

O cardiologista Sergio Pacca recomenda que as pessoas  comecem a caminhar por volta das 8 horas, mas em tempo de muito frio deve-se evitar, principalmente os idosos, pois os dados são alarmantes no país em relação às doenças cardiovasculares
02/06/2015

Lena Aguilar

 

 Mudança repentina na temperatura pode agravar  os sinais e sintomas que se manifestam em quase todas as doenças do coração ou que podem indicar algum tipo de comprometimento cardíaco como nos casos de falta de ar, no repouso ou no esforço; dor no peito, devido à má circulação sanguínea no local; cansaço fácil; desmaio; palpitações ou taquicardia; tosse seca persistente; pressão alta; cor azulada nas pontas dos dedos ou unhas; tonturas; má circulação nas pernas; impotência sexual e inchaço nos tornozelos.

De acordo com o cardiologista Sergio Pacca, os indivíduos com maior propensão para desenvolver as doenças do coração são os sedentários, os obesos, os indivíduos com colesterol alto, os diabéticos e os com histórico de doença cardíaca na família. “Estes devem ter uma atenção especial à sua saúde, evitando o sobrepeso e a má alimentação, que são fatores de risco para o desenvolvimento das doenças cardíacas”, explica.

A maioria das doenças cardíacas não surge de repente. Elas vão se desenvolvendo ao longo dos anos, muitas vezes sem apresentar nenhum sintoma. “Algumas só são descobertas quando o indivíduo submete-se a exames, como um simples eletrocardiograma (ECG) ou um teste de esforço, por exemplo”.

Como prevenir doenças cardíacas

Para prevenir as doenças cardíacas, recomenda-se uma alimentação saudável com pouco sal, açúcar e também pouca gordura, além da prática regular de exercícios físicos. Quem não tem tempo livre, deve fazer escolhas acertadas, como evitar o elevador e subir de escadas, não usar o controle remoto e levantar para mudar o canal de TV e outras atitudes que façam o corpo se esforçar mais e gastar mais energia.

Sobre os cuidados com o coração em relação às mudanças climáticas, o cardiologista Sergio Pacca aponta  que as pessoas devem ter cuidado com o frio e orienta a população evitar a exposição nos dias de frios.

 “As pessoas  devem procurar  caminhar por volta das 8 horas, mas em tempo de muito frio deve-se evitar. É imprescindível o cuidado com o coração, principalmente aqueles  indivíduos que não procuram um médico regularmente. Hoje a mídia vem investindo em conhecimento para prevenir e  combater os fatores de risco que são inúmeros. É importante valorizar as condições e levar a vida com mais qualidade”, finaliza.

Estatísticas em 2014

As doenças cardiovasculares são responsáveis por 29,4% de todas as mortes registradas no país em apenas um ano. Isso significa que mais de 308 mil pessoas faleceram principalmente de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Estudos do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (São Paulo) mostram que 60% dessas vítimas são homens, com média de idade de 56 anos. A alta frequência do problema coloca o Brasil entre os 10 países com maior índice de mortes por doenças cardiovasculares. (Fonte: Ministério da Saúde)