Alergia e cães

Alergia e cães
10/05/2021

O que é a alergia?

A alergia em cães é uma doença de fator genético onde há uma alteração na barreira cutânea. É uma doença multifatorial. A pele do alérgico não exerce sua função – ‘’tem um defeito’’ - como se existissem muitos furinhos e por ali, onde penetram agentes irritantes com mais facilidade e a água que deveria manter a pele hidratada, também evapora com facilidade deixando essa pele ressecada e ainda mais vulnerável. Com tudo isso, micro-organismos que vivem na pele (fungos e bactérias) começam a crescer além do normal, pois a pele também não consegue controlar esse população como seria num paciente normal. Resumindo então: é uma pele inflamada, desidratada sem barreira de proteção, com isso surgem as infecções oportunistas gerando uma coceira intensa. É uma pele que inflama facilmente diante de coisas que não deveria – A dermatite atópica reage contra pólens, ácaros de ambiente, bolores e outros itens do ambiente presentes no dia a dia. A dermatite alimentar reage contra nutrientes da dieta, normalmente o organismo reage na hora de digerir a proteína. E a DAPE (Dermatite alérgica a picada de ectoparasitas) reage contra a saliva da pulga durante a picada. Na maioria das vezes o animal pode ter 1 ou 2 dessas, ou as 3 juntas. Depende de cada animal e organismo.

 

Como sabemos como eles estão com alergia?

O diagnóstico é clínico, não temos ainda um teste fidedigno igual em humanos. Então, usamos o raciocínio e juntamos as informações. Mas a queixa principal para desconfiarmos de alergia é a coceira. E coceira não é só o movimento clássico. A lambedura também é uma forma deles se coçarem.

 

Quais os sinais e sintomas?

Eu costumo dizer que o animal alérgico ele tem um ‘’combo alergia’’. Esse combo é caracterizado por coceiras pelo corpo (principalmente lateral), ‘’feridinhas’’ (que chamamos de pápulas ou pústulas) principalmente em região de abdômen, virilha e axila; coceira perilabial, coceira perianal, otite, lambedura de patas e blefarite – Um ou mais sintomas como esses citados, já pode se desconfiar de alergia.

 

Quanto tempo dura a alergia em cão?

A alergia em cães, ela tem início entre 1 a 3 anos, porém estamos com uma casuística bem grande em animais mais jovens (entre 7 e 11 meses). É uma doença de caráter genético – o animal já nasce com essa ‘’alteração’’ na barreira de proteção da pele. É uma doença sem cura, apenas controle – então ele vai conviver com isso para o resto da vida dele.

 

O que podemos fazer para amenizar ou diminuir?

Antes de tratar a doença de base alérgica, eu tiro o animal da crise e logo após entro com o tratamento para o controle da doença. Esse tratamento vai fazer o animal ter menos crises alérgicas e espaçar o intervalo entre uma crise e outra, mas não vai acabar com elas. É UMA DOENÇA SEM CURA!

 

Existem tratamentos e remédios?

Sim, existe uma triagem alérgica que fazemos para descobrir que tipo de alergia o animal tem. Se é a tópica, a DAAP ou a trofoalérgica – Com isso usamos imunomoduladores + alimentação exclusiva + controle de pulgas e carrapatos mensal + banhos e hidratantes semanais.

MAS SÃO TRATAMENTOS PARA CONTROLE! Como já dito anteriormente: Não tem cura.

 

Qual a raça que mais tem alergia?

Atendo alergias com maior frequência nos Shitzus, Maltês, Lhasa-apso, Pugs, Bulldogs, American Bully e American Pit Bull; porém, estamos vendo um aumento bem significativo nos SRDs (Sem raça Definida) que também estão ficando alérgicos.