Ação do Hospital de Câncer de Barretos é realizada com sucesso em Sertãozinho

Munícipes aguardam atendimento durante ação da carreta do Hospital de Câncer de Barretos. Foto: Adilson Lopez
06/03/2015

Na última quinta-feira, dia 12, a Prefeitura de Sertãozinho, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu diversas ações de conscientização e cuidados, durante a passagem da carreta do Hospital de Câncer de Barretos pela cidade. A ação teve como objetivos a realização de exames preventivos, além de orientar e sensibilizar os munícipes para os diagnósticos precoces do câncer de colo de útero, pele e próstata. A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal, por meio do empenho do vereador Agnaldo Bonfim de Souza.

Realizado no Centro de Convivência do Idoso (CCI), durante todo o dia o evento proporcionou o atendimento a 130 munícipes previamente agendados nas Unidades Básicas de Saúde. Foram realizados 50 exames de Papanicolau (preventivo do câncer do colo uterino), 40 para casos suspeitos de câncer de pele e 40 exames para diagnóstico de câncer de próstata.

Os munícipes que foram atendidos a partir da parceria com o Hospital de Câncer de Barretos aprovaram a estrutura e o atendimento. Faustino Apolinário Trindade, 64 anos, foi um desses cidadãos e aproveitou a oportunidade para realizar exames de sangue e de próstata. “É muito importante que todos os homens realizem o exame de próstata. Por isso, assim que soube da vinda da carreta, fui logo realizar meu cadastro. Foi uma grande oportunidade para mim e fiquei bastante satisfeito com o atendimento”, relatou.

“Através desta ação tive a oportunidade de fazer exames de Papanicolau, HIV e sífilis em um só dia. Foi uma experiência muito positiva e, sem dúvida alguma, participarei outras vezes. Agora, vou aprender a fazer artesanato aqui na praça, enquanto aguardo os resultados”, comentou a sertanezina Maria do Carmo, 41 anos.

A aula de artesanato, à qual a cidadã se referiu, foi uma das atividades que aconteceram paralelamente aos atendimentos da carreta do Hospital de Câncer de Barretos, e que movimentaram a Praça da Semar, que fica em frente ao Centro de Convivência do Idoso.

A partir do apoio das equipes do próprio CCI e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, várias atividades esportivas, de lazer e artesanais foram oferecidas, como ginástica em grupo, jogos de tabuleiro e tênis de mesa.

Outra participação importante foi a da equipe do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais, que montou um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA Itinerante) no local e realizou, gratuitamente, testes rápidos para diagnóstico de HIV e sífilis. Os profissionais também orientaram os cidadãos que passaram pelo local e distribuíram preservativos.

Para a secretária municipal de Saúde, Rita Montenegro, a ação pode ser considerada um sucesso. “Essa foi uma ótima experiência para o município. Conseguimos chamar a atenção de muitas pessoas e, principalmente, alertá-las sobre a importância da realização de exames periodicamente. Considerando que, os indicadores de câncer de próstata são crescentes, e que o câncer de pele também possui uma grande incidência no nosso país, já que o clima se torna cada vez mais quente, é muito importante trabalhar com ações de conscientização junto à população”, afirmou a secretária, que concluiu: “só podemos agradecer ao Hospital de Câncer de Barretos pela estrutura e os profissionais disponibilizados, e a todos os setores da Prefeitura que, de uma maneira muito especial, nos ajudaram a dar ainda mais visibilidade a esta importante ação”.