Academia Sertanezina de Letras

16/10/2023

Américo Perin  

 

A ASEL, Academia Sertanezina de Letras, foi criada num momento de grande inspiração do nosso amigo José André Roberto Mazer (o Vereador Nanico) e tinha por fim, segundo os seus estatutos, principalmente a "preservação e divulgação da língua nacional". Com o passar do tempo, outras atividades culturais como música, artes plásticas e teatro, foram sendo inseridas. E seus membros, conhecidos como "imortais", escolhidos entre os cidadãos que tenham atuação de reconhecido mérito no campo das artes, foram sendo integrados ao seleto grupo de sertanezinos da ASEL. 

Muitas pessoas ainda desconhecem os atributos de um imortal acadêmico. A priori, ele é aquele que cria conhecimento, que participa diretamente da cultura de sua cidade. No meio acadêmico, existem muitas pesquisas, projetos, participação em eventos e, principalmente, muito carinho com a comunidade. Afinal, toda Academia de Letras precisa da sociedade para ser reconhecida e visitada. Logo, o papel dos imortais acadêmicos é fundamental nesse processo de divulgação e de boa vizinhança. 

O imortal acadêmico é uma pessoa que foi escolhida e votada dentro de uma Academia de Letras pelo seu conhecimento, pela sua envergadura de empatia e ação criativa dentro de um coletivo no campo cultural, isto é, a Academia entende que o ingresso daquela pessoa implica bons resultados para a instituição, pois percebe nela um talento único dentro de seu campo de atuação. 

Quando uma pessoa se torna um(a) imortal acadêmico(a), ela deixa obviamente de ser uma pessoa comum e passa a ser um obreiro da cultura. Um acadêmico precisa estar inserido no mundo das letras, das pesquisas, da literatura, da música, enfim, da cultura, do conhecimento. 

Ao ser convidado para disputar uma cadeira em uma Academia de Letras, ele, o convidado, sabe bem da responsabilidade a partir da sua aprovação através de escolha dentro de uma votação interna. Cada acadêmico atua em um tipo de segmento cultural. Uns são poetas, outros escritores, outros filósofos, outros artistas, outros são cantores, músicos, cientistas, advogados, professores, jornalistas, colunistas, intelectuais etc. 

O fato é que cada um colabora para o desenvolvimento da cultura naquele universo de atuação que lhe é de pertencimento. Suas obras ficarão para sempre em suas escritas, em seus livros, em seus quadros, em seus textos teatrais, enfim, em suas infinitas obras espalhadas para colaborar com a cultura. 

E hoje, tenho a satisfação de publicar, a todos interessados, o comunicado abaixo: 

ACADEMIA SERTANEZINA DE LETRAS - ASEL 

Comunicado 

A Academia Sertanezina de Letras – ASEL, que tem por finalidade social e cultural na cidade de Sertãozinho o cultivo, a preservação e a divulgação do vernáculo e da literatura, em seus aspectos científico, histórico, literário e artístico, COMUNICA que estará admitindo novos membros. 

O(a) interessado(a) deverá ser morador(a) de Sertãozinho - SP e entregar o currículo em duas vias na Secretaria da Escola Quarup (Rua João Nilson Mossin, 175 - Jardim São José - 2ª a 6ª feira, das 7 às 17 horas). 

O currículo deve conter: nome completo, estado civil, idade, endereço, profissão, local de trabalho, cópia de documento hábil de identificação civil, telefone para contato, sua expressão artística (literatura, música, artes plásticas, teatro), bem como comprovação de produção intelectual de mérito, atividades realizadas ou relacionadas com a finalidade da Academia. 

As inscrições, através dos currículos entregues, deverão ser realizadas até o dia 30 de novembro de 2023. 

O(a) interessado(a) fica desde já notificado(a) de que deverá adequar-se às normas da Academia, enfatizando-se a disponibilidade de participar das reuniões ordinárias mensais, das reuniões extraordinárias e outros eventos, geralmente no período noturno, em datas previamente agendadas. 

A escolha de novos integrantes será efetivada em Assembleia Geral convocada para tal fim e o resultado comunicado diretamente ao(a) escolhido(a). 

(Ângela Maria Volpe – Presidente)