A vida e o colapso

A vida e o colapso
14/06/2021

Parece que as pessoas não estão entendendo o que estamos vivendo! A Covid-19 mata, destrói famílias, pessoas, o sistema e muito mais! A UPA lotada, Santa Casa lotada, sistemas de saúde particulares lotados e o que fazer diante de tudo isso? Informação?  CROSS? Mas o que seria o CROSS?  Fui tentar entender sem entender ainda a catástrofe que é ser humano na desumanidade do sistema! Sem cama, com macas, sem leito, sem tempo de nem saber nada! Esperamos vacinas e o que fazemos a não ser esperar chegar a hora para ver? Você sabe como funciona o CROSS? Vamos lá, pesquisei e vivenciei sem entender. “O CROSS não é uma fila de espera. A decisão de quem tem a prioridade é de médicos e segue de acordo com os prognósticos, ou seja, leva em conta o menor risco do paciente e a maior chance de alcançar o resultado com a utilização de determinado recurso”.

 

Como funciona o sistema de regulação do SUS?

A equipe médica da central classifica o risco, através de informações sobre as condições clínicas, exames complementares e diagnóstico médico e procura, na rede do SUS, pelo serviço que atenda as necessidades do paciente. Identificada a vaga, o leito é reservado e disponibilizado ao hospital solicitante. Não sei se você sabia, mas existe até um número de consulta!

 

Como consultar fila de espera do SUS SP?

Pelo endereço http://sistema.saude.sp.gov.br/consulta_cnes/ é possível consultar, de forma rápida e gratuita, os serviços de saúde da rede pública disponíveis nos 645 municípios paulistas. Basta selecionar a cidade, perfil de unidade e tipo de atendimento desejado. Agora na pandemia da  Covid-19 existe até as cores.  O sistema, sendo o sistema! No meu entendimento, salve-se quem puder! Aí sim entra o fica em casa, use máscara, espere a vacina, mais uma vez no sistema, nas filas, no cadastro, no portal!

 

Como funcionam as vagas do SUS?

Entendam bem… se informem...

Um solicitante, que pode ser uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou um pronto-socorro, faz o pedido da vaga na Central de Regulação. O médico que recebe a solicitação lê a ficha, e, se houver necessidade, discute com outros médicos qual o melhor recurso para o caso. No último dia 2, a Alesp aprovou projeto de lei nº 361/20, que obriga a Central de Regulação de Oferta de Serviço em Saúde (CROSS) a divulgar as listagens de pacientes que aguardam remanejamento e vagas ambulatorial e hospitalar na rede pública de saúde do estado de São Paulo. Pelo que entendi direito sempre temos! Se irá cumprir ou dar tempo, não se sabe!

 

Copiei e colei esse texto da própria internet leia isso!

 

Qual o significado da sigla Cross?

O Sistema Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) é um serviço do Governo do Estado que gera muitas dúvidas na população... “O Cross é um serviço que organiza a regulação de recursos disponíveis na saúde pública. 1 de set. de 2019.

O próprio sistema gera dúvidas.

“Não é que gosto de copiar e colar, é a minha  indignação sobre o próprio sistema que gera dúvidas, na própria condição da comunicação social, retirado do maior site, ou seja, colapso do próprio sistema, a vida não valendo nem um colapso. Momentos difíceis e sombrios. Vidas em colapso."