A dieta alimentar influencia na saúde bucal

A dieta alimentar influencia na saúde bucal
01/08/2022

Dentista do Sistema Hapvida traz orientações para evitar problemas

 

Comer é um dos maiores prazeres da vida. Mas uma alimentação desregrada e pobre em nutrientes tem impacto direto na saúde bucal, podendo levar a problemas sérios.

Segundo Suyana Carneiro, dentista do Sistema Hapvida, alimentos processados e industrializados, como refrigerantes e doces, contêm grande quantidade de açúcares e de sódio, que fazem mal à saúde. “A bactéria transforma o açúcar em um ácido, que começa a destruir o esmalte do dente, provocando cáries e podendo levar ao canal, que destrói a polpa do dente”, afirma a profissional.

A dentista lembra, ainda, que alimentos ricos em carboidratos ou que sejam muito cítricos também podem danificar os dentes. “Bolos, massas e frutas como limão, laranja, abacaxi e uva têm que ser consumidos com equilíbrio para não causarem prejuízos”.

Suyana reforça que há casos de pessoas que procuram o consultório após trincarem ou quebrarem os dentes ao morder determinados alimentos. “Há pacientes que danificam os dentes ao consumirem pirulitos e até bombons”, sinaliza. “Por isso, além de visitar o dentista regularmente, é importante manter uma dieta saudável e equilibrada, além de fazer a correta higienização da boca, que inclui escovar os dentes após as refeições e, ainda, usar o fio dental diariamente”.

 

(Phábrica de Ideias)

 

 

LEGENDA:

 

Suyana Carneiro, dentista do Sistema Hapvida, alerta para o risco de alimentos processados e industrializados