CRISTIANE FRAMARTINO BEZERRA

A amizade
01/06/2026

Acredito que a existência humana tem mais sentido quando percebemos a importância e o valor de se ter um amigo. Ou vários, se possível. Fica bem mais fácil superar tristezas e realçar as alegrias!

Desde a época da faculdade, criamos um grupo de amigas, do mesmo curso e outras não,  denominamos de "Vida". Em alguns domingos, nos reuníamos no meu apartamento,  colchão no chão,  sofá e puf acolhiam por vezes de dez a quinze pessoas. Cada uma levava um prato, suco, refrigerante e sempre havia um texto ou alguns textos compartilhados,  convidando à reflexão sobre a vida, comportamento, Deus.

Eram horas mágicas! Trocas de experiências, de dores e alegrias.

Num destes encontros, falamos sobre o quanto a dor compartilhada diminui e a alegria dividida aumenta.

E tantas frases e descobertas que levamos pra sempre.

Com o tempo, cada uma foi seguindo seu caminho. Algumas nem moram mais na mesma cidade. Uma delas foi morar com Deus. Mas pelo WhatsApp reconstituímos o Grupo Vida. Não mantivemos a assiduidade dos encontros físicos, mas ainda nos falamos de vez em quando.

Quanto mais o tempo passa, mais sinto o poder transformador da amizade.

Claro que existem diversas categorias de relacionamentos e é preciso confiança mútua e reciprocidade pra se chamar alguém de amigo.

Tive também no passado os "Koukevs" e atualmente tenho os "Inimigos do fim" (quando a gente se encontra ninguém quer ir embora!), os do Jardim Independência, de vida inteira!

Mas há a ação do tempo. Gente que telefonava todos os dias, que perguntava sobre tudo e hoje silenciou. Gente que viajava junto, programava férias e hoje não divide mais nada...

E está tudo bem!

Mas há grande alegria nos que permanecem, nos reencontros, nos grupos literários, na verdadeira família que a arte e a religiosidade criam...

Nas pessoas que se dedicam a olhar nos olhos, a visitar no hospital, a levar fruta ou sopa quente... A dividir a casa, os familiares, os outros amigos.

Para mim, há coisas extremamente importantes na vida, mas nada se compara a se ter bons e queridos amigos!

Que sejam sempre abençoados e amados os verdadeiros amigos! E que a existência nos permita corresponder com gentileza e afeto a cada amizade!

Tudo tem mais sabor, é mais leve e divertido!

Agradeço a Deus pela dádiva dos amigos!

Muito Amor e Luz pra você!

 

 

Cristiane Framartino Bezerra

Historiadora de Religiões, Escritora, Angelóloga, Celebrante, Cerimonialista, Produtora Cultural

Atendimento Angélico: 16 999941696 ou

Instagram: @crisbezerrarp