15ª Feira do Livro de Sertãozinho enaltece a Terceira Idade
Com uma estrutura aconchegante armada na Praça “Mané Gaiola”, a 15ª Feira do Livro de Sertãozinho, que aconteceu entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, foi um sucesso e movimentou os cidadãos de Sertãozinho ao redor de dois assuntos importantes: a leitura e o respeito à Terceira Idade.
Realizada pela Prefeitura de Sertãozinho, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e de Educação, em função de seu cunho pedagógico, a Feira do Livro é vista por outras secretarias como uma forma eficiente de desenvolver trabalhos de conscientização envolvendo toda a população sertanezina.
Foi assim que, neste ano, houve um envolvimento especial de duas pastas responsáveis por duas áreas importantes do município: Assistência Social e Cidadania e Saúde.
Por meio da secretária de Assistência Social e Cidadania e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tatiane Pereira Guidoni, houve a sugestão do tema “A Arte do [Re] conhecimento”, como forma de dar sequência ao processo de obtenção do selo intermediário do Programa “Município Amigo do Idoso”, e também com vista na etapa final dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), que a cidade sediará em outubro. “Foi uma forma de aproximar os conceitos de respeito aos cidadãos da Terceira Idade da população em geral, uma vez que, em algumas semanas, Sertãozinho recepcionará dezenas de atletas com mais de 60 anos, que competirão pelo JORI. Nosso município estará em evidência para outras 150 cidades paulistas, e essa preparação é muito importante”, pontuou.
Assim, por meio de um espaço exclusivo na Feira deste ano, a Secretaria de Assistência Social teve a oportunidade de dar visibilidade às diversas atividades voltadas para a população da Terceira Idade.
No estande da pasta, os visitantes puderam conferir os trabalhos desenvolvidos pelos idosos atendidos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) e no Centro de Convivência do Idoso (CCI), como livros, cartas e uma exposição fotográfica. A Casa Pia São Vicente de Paulo e o Conselho Municipal do Idoso também marcaram presença, oferecendo informações aos munícipes.
Da mesma forma, a Secretaria Municipal de Saúde contou com um espaço reservado para tratar do combate às pragas urbanas, incluindo o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, cujas atividades foram supervisionadas pelo Núcleo de Controle de Vetores, que também estava envolvido em outra iniciativa, em parceria com as secretarias de Cultura e Turismo e de Educação: o julgamento dos trabalhos e a premiação do Concurso Cultural “Dengue – Tô Fora”.
Nessa iniciativa estiveram envolvidos os alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais, que foram premiados durante a Feira. Foram nove bicicletas para os primeiros colocados de cada ano letivo e nove kits escolares para os segundos colocados.
Esse concurso recebeu o apoio de: Barãozinho, Camargo Bike, Beira Rio Materiais de Construção, Grupo Copercana, Grupo Amarelinha – Lojas Amarelinha da Sorte, ADDN, TGM, Uniodonto Sertãozinho - Planos Odontológicos, Ouro Verde Transporte e Locação, Fergal Equipamentos Industriais, Savegnago Supermercados, Tecnos Bike e Unimed Sertãozinho.
Vale destacar que, os pontos altos do evento foram protagonizados pelo patrono da Feira, Ignácio de Loyola Brandão, e pelo artista local homenageado, Julinho Sertão, que deram um show de simpatia em seus bate-papos e envolveram crianças e adultos presentes em histórias emocionantes. (Assessoria de Comunicação PMS)