15 anos de Asel – Academia Sertanezina de Letras

15 anos de Asel – Academia Sertanezina de Letras
08/08/2022

Era uma terça feira, dia 31 de julho de 2007. Lá estava eu a convite do ilustre vereador José André Roberto Mazer, o Nanico, na época Presidente da nossa Câmara de Vereadores, para, junto com várias personalidades sertanezinas ligadas à cultura, numa reunião de intelectuais, ali decidir pela criação da nossa Academia, a ASEL - Academia Sertanezina de Letras. Aquele momento deixou registrado na nossa história o surgimento de mais uma ferramenta que, a parte do nosso crescimento empresarial, tem levado para as gerações futuras o registro da nossa vocação empreendedora.

A importância do idioma é enorme. Podemos dizer, sem medo de errar, que é a linguagem de um povo que o caracteriza como nação, como grupo de pessoas que se agregam culturalmente em torno de usos e costumes próprios. A importância da palavra é explicada na própria Bíblia quando ali se lê que “nem tudo que entra pela boca do homem lhe faz mal, mas sim o que dela sai”.

Nesses 15 anos de atuação a Academia agregou, a seu quadro de 40 cadeiras, artistas ligados a outras artes, como pintura, desenho, música, teatro e muita produção foi criada nesse período.

Parabéns, Sertãozinho! Parabéns, Acadêmicos! A data foi comemorada com um magnífico jantar em que tive o prazer de novamente estar presente junto aos intelectuais e convidados para mais essa data de grande significado cívico e cultural para nossa cidade.