O CHOCOLATE E A ACNE: MITOS E VERDADES

 O CHOCOLATE E A ACNE: MITOS E VERDADES
12/04/2021

A ideia de que o consumo de chocolate pode favorecer o surgimento das “espinhas” no rosto é uma convicção antiga. Ainda mais agora, no período da Páscoa, há quem evite os chocolates por medo de que esse alimento cause ou agrave as acnes. Mas será que tal percepção é verdadeira?

            Muitos estudos científicos já foram publicados com a intenção de sanar essa dúvida: será mesmo que os alimentos, especialmente os chocolates, podem levar às temidas “espinhas”?

            Os principais estudos definitivamente não conseguiram comprovar que o chocolate, seja um alimento que implica no início ou na piora das acnes, uma vez que os métodos de pesquisa avaliam os grupos de pacientes por período reduzido de tempo, podendo apresentar resultados falhos ou incompletos.

            Em agosto de 2020, um grupo de pesquisadores coordenados pela expert em estudos relacionados à acne, Dra Hilary Baldwin publicou no American Journal of Clinical Dermatology um importante artigo sobre os efeitos de diversas dietas nesta doença crônica. Observou-se que os alimentos com altos índices glicêmicos, ou seja, ricos em açúcares refinados favoreceram o aumento das lesões acneicas (as conhecidas espinhas e cravos). Também há relação desse indesejado efeito com o consumo da proteína do leite in natura. O estudo aponta redução do quadro de acne em indivíduos com dietas compostas de peixes e óleos saudáveis, como os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6. Além disso, é possível dizer que o uso de probióticos apresenta resultados promissores, e conclui que é importante uma orientação adequada de dietas no tratamento de acne.

            Portanto, é verdade que o consumo, em excesso, de açúcar e leite in natura pode aumentar as acnes. Portanto, durante a Páscoa, ou mesmo depois dela, opte pelos chocolates com altas porcentagens de cacau e menores porcentagens de açúcares.

 

Contato: Telefone (16) 3421-7662 ou pelo WhatsApp (16) 99304-1324

Aranda Clínica está localizada na Rua Chile, n° 1711 - Sala 702 - Jd. Irajá - Ribeirão Preto.