UBS Animal retoma projetos de castração sem custo e de baixo custo, a partir do dia 1º de julho

UBS Animal retoma projetos de castração sem custo e de baixo custo, a partir do dia 1º de julho
29/06/2020

A UBS Animal “Elza Moschini Marques” está em pleno funcionamento desde o dia 05 deste mês. E passado o período de adequação do fluxo de atendimento, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente retoma a partir do próximo dia 1º de os programas de castração sem custo e de baixo custo.
Com capacidade de realizar até 350 cirurgias de castração por mês, o setor vai atender munícipes de Sertãozinho e Cruz das Posses em duas modalidades:
- Sem custo - Para ser atendido pela modalidade sem custo, o cidadão deve comprovar participação em algum programa social, seja municipal, estadual ou federal. Na UBS Animal, o atendente fará a confirmação dos dados para que o agendamento da cirurgia seja feito.

- Baixo custo - Já a modalidade de baixo custo se destina a qualquer cidadão que não atenda ao critério social. Nesse caso, basta que o munícipe retire uma guia na UBS Animal e realize o recolhimento de uma taxa simbólica de R$ 50, para ter o agendamento da cirurgia de seu animalzinho formalizado.

As avaliações e agendamentos de castrações acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É preciso apresentar RG, CPF e comprovante de residência, além de documento comprobatório de cadastro social, nos casos de castração sem custo. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 3947-3218.

Eliane Maria Ribeiro, moradora do Jardim Esmeralda, levou seu cãozinho Thor para a realizar a castração e ficou muito satisfeita com o atendimento. “O Thor já fazia alguns tratamentos antes de inaugurar a UBS Animal. E quando inaugurou, logo já falei com a veterinária Lara, que realizou a castração e também a retirada de um tumor. Agora ele já está em casa se recuperando e só tenho a agradecer pelo atendimento excelente. Para mim, o canil já fazia um ótimo trabalho, agora, sendo uma UBS Animal, tenho certeza que vai beneficiar muito mais”, comentou.
A médica veterinária da Secretaria de Meio Ambiente, Andrea Perez Cimino Bergamo, explica que podem ser castrados cães e gatos com mais de 6 meses, machos ou fêmeas, desde que estejam saudáveis. “A castração, além de evitar ninhadas indesejadas, contribui para diminuir o número de animais abandonados nas ruas e traz uma série de benefícios à saúde do animal”, recomenda a especialista.
Vantagens para os machos:
Eles param de urinar em todos os cantos para marcar território e o odor da urina fica mais fraco;
Ficam menos agressivos, evitando brigas com outros animais;
Param de fugir atrás de fêmeas no cio;
Previne doenças como o tumor venéreo transmissível (TVT), câncer e hiperplasia de próstata;
Aumenta a expectativa de vida.

Vantagens para as fêmeas:
Elas param de ter cio, ou seja, não sangram mais. E as gatas param de miar de madrugada;
Previne doenças como a piometra (uma infecção grave no útero), câncer de mama e de útero, e o tumor venéreo transmissível (TVT);
Elimina a gravidez psicológica (pseudociese);
Aumenta a expectativa de vida.

A UBS Animal está funcionando no mesmo local do Canil Municipal de Adoção, à Av. José Ferreira dos Reis, 890 – Jardim Itapuã. Para mais informações, o telefone é 3947-3218. (Departamento de Comunicação PMS)

Legenda 1: Médica veterinária e assistente realizam castração de gato, no centro cirúrgico da UBS Animal
FOTO: CAROL FANTIN

Legenda 2: A UBS Animal realiza os cadastros para castrações de baixo custo e sem custo de segunda a sexta, das 8h às 17h
FOTO: Arquivo DECOM

fotos