Totalmente reformada, Praça “Maria Cândida da Silva” é entregue à população do Jardim Alvorada

Autoridades e familiares da homenageada descerram a placa de entrega das obras de revitalização da Praça “Maria Cândida da Silva”
02/01/2019

Aconteceu na última sexta-feira, dia 21, a entrega das obras de reforma e revitalização da Praça “Maria Cândida da Silva”, localizada no bairro Jardim Alvorada.

A reforma incluiu a troca dos pisos existentes, gramados, adequação de áreas de convívio, além da colocação de pergolados, tanque de areia cercado com portão, brinquedos de madeira, reforma dos sanitários, substituição dos bancos e fonte luminosa, que encantou os moradores. O investimento foi avaliado em R$ 773.530,10 e contou com convênio do Governo do Estado de R$ 200 mil (emenda do deputado federal Baleia Rossi) e recursos do Município.

No ato, estavam presentes os familiares da homenageada, dentre eles a bisneta da saudosa Maria Cândida, Nozinete Benedita de Oliveira, além do prefeito, Zezinho Gimenez; do vice-prefeito, Nilton César Teixeira; do Deputado Federal, Baleia Rossi; do secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes; do secretário de Obras, Alberto Dominguez Cánovas; do vereador, Lúcio Martins de Freitas, representando a Câmara Municipal; e demais autoridades presentes.

A senhora Nozinete, mais conhecida como Nete, fez questão de dar um recado à população. “Primeiramente, gostaria de agradecer o prefeito Zezinho Gimenez e o vice-prefeito Niltinho Teixeira por terem um comprometimento com a população, que fica nítido com a entrega desta reforma. Gostaria também de aproveitar o momento e fazer um pedido a todos, para que cuidem da Praça, que a deixem sempre limpa e bonita”, disse.

O vice-prefeito, Nilton César Teixeira, aproveitou o ato e fez questão de mostrar seu orgulho pela entrega da reforma. “Estou muito feliz de fazer parte da Administração, e ao lado do nosso prefeito Zezinho Gimenez realizar a entrega da obra desta praça, justamente no bairro onde eu nasci e cresci. Neste bairro do Alvorada fizemos de tudo, como a reforma do Centro Esportivo Mogiana, que ficou muito tempo abandonado, por exemplo, e o que faltava era a reforma e revitalização desta praça, que agora volta a ficar à disposição da população”, comentou.

Satisfeito com o resultado do trabalho, o prefeito Zezinho Gimenez declarou: “é sempre uma honra entregar uma obra como essa à população, pois é quando podemos devolver aos moradores os investimentos que somos capazes de fazer com as contribuições dos próprios munícipes, que pagam seus impostos e merecem ter espaços de lazer revitalizados, seguros e bem cuidados. Agradecemos profundamente nosso eterno amigo, o deputado Baleia Rossi, que não mede esforços para enviar recursos para nossa cidade. Foi graças também ao apoio dele, que tivemos condições de executar essa reforma, que há tanto tempo era esperada pelo Jardim Alvorada”.

            Baleia Rossi mencionou a alegria de voltar a Sertãozinho para a cerimônia de entrega da obra. “É muito gratificante quando voltamos a uma cidade para participar da entrega de uma obra que, de uma forma ou de outra, ajudamos a construir. Estou muito feliz com o resultado e espero que a população possa aproveitar este lindo espaço, da melhor maneira possível”, avaliou.

A cerimônia ainda contou com uma apresentação de dança do grupo de balé da ABA – Associação Amigos do Bairro Alvorada, e com a bênção do espaço conferida pelo padre José Eduardo Previato Carmanham, pároco da Igreja Senhor Bom Jesus da Lapa – santo do qual a homenageada era extremamente devota.

Ao término da cerimônia protocolar, o público presente observou por algum tempo a fonte luminosa com suas lâmpadas em LED coloridas – um diferencial estético na praça.

 

Saiba mais sobre a homenageada

 

O nome da praça é uma homenagem à senhora Maria Cândida da Silva, que embora tenha nascido em outro estado, foi sertanezina de coração e devota fiel do Senhor Bom Jesus da Lapa.

Natural de Rezende/RJ, nasceu em 24/06/1859.

Instalou-se em Sertãozinho com seu filho no Sítio São Benedito, conhecido como Colônia Preta. Nesse lugar, Dona Maria Cândida trabalhou na lavoura e, como fruto desse trabalho, conseguiu adquirir um novo pedaço de terra, chamado então, Chácara Maria Cândida.

Cumprindo promessa feita ao Senhor Bom Jesus para que a auxiliasse naquela aquisição, Dona Maria Cândida deu início às novenas em homenagem ao Senhor Bom Jesus da Lapa. Nesse esforço, mobilizou toda a comunidade próxima, culminando esta novena com a festa do Senhor Bom Jesus da Lapa, no Jardim Alvorada. O santo é celebrado todo dia 06 de agosto, época em que também é realizada a quermesse da Paróquia do bairro.

Mesmo com a idade avançada e a perda gradativa da visão, sua religiosidade e iniciativa mobilizaram a comunidade, e ao lado de sua casa foi construída a Capela do Senhor Bom Jesus, em 1942.

Dona Maria faleceu com 102 anos, no dia 07/10/1961, mas a festa tornou-se herança da família, tendo sua filha, neta e agora bisneta, abraçado a continuidade da capela e da procissão com andores até os dias de hoje. (Departamento de Comunicação PMS)