Sertãozinho suspende aulas da rede municipal a partir do dia 23

26/03/2020

Diante dos riscos ocasionados pela pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura Municipal de Sertãozinho emitiu dois decretos na terça-feira, 17, que têm por objetivo a adoção de medidas preventivas, para minimizar a possibilidade de infecção da população pelo vírus. Os detalhes foram esclarecidos durante uma coletiva de imprensa.

Dentre as situações apontadas pelo Decreto nº 7.575, a de maior impacto é a suspensão das aulas na rede municipal de educação, a partir do próximo dia 23 de março até 05 de abril.

O decreto também suspende, pelas próximas duas semanas, a realização de qualquer evento público cultural, esportivo e de lazer, bem como o funcionamento de feiras livres, teatros e do Parque Ecológico e de Lazer “Gustavo Simioni”. “A intenção é de que pelos próximos 15 dias não se propicie situações que promovam aglomeração de pessoas, especialmente em grande escala, pois já se sabe que, nessas condições, a probabilidade de contaminação aumenta”, explica a secretária municipal de Saúde, Angélica Lazarini.

O decreto traz, ainda, recomendações quanto à limitação de aglomerações em até 50 pessoas, quando isso for indispensável, além da intensificação de medidas higiênicas para indústrias, estabelecimentos de saúde e academias.

E como último artigo, o documento apresenta como principal proibição prevista: nas unidades de saúde pública (UPA e UBSs), o paciente só deve ter acompanhante caso seja indispensável, ficando vetado o acesso de pacientes acompanhados por crianças ou pessoas com mais de 60 anos. “Trata-se de uma medida que visa, justamente, proteger os grupos de risco para o coronavírus”, destaca a secretária de saúde.

O prefeito Zezinho Gimenez ressaltou que, o Comitê Técnico formado para acompanhamento e avaliação das condutas relativas à prevenção do coronavírus terá autonomia para sugerir alterações no decreto. “Nosso Comitê estará atento e, se os técnicos julgarem necessário, a qualquer momento esse decreto pode ser alterado, adotando-se, inclusive, medidas novas e até mais restritivas”, pontua o chefe do Executivo.

A íntegra do documento pode ser consultada no site da Prefeitura: sertaozinho.sp.gov.br.

Vale destacar que: o Comitê Técnico COVID-19 disponibilizou um número para chamadas de voz, com a intenção de esclarecer dúvidas da população sobre os sintomas do coronavírus. O atendimento acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e será feito por médicos da equipe de infectologia do município. Basta ligar: 99128-7015.

É importante dizer que, até o dia 19 de março, data de elaboração deste texto, Sertãozinho possuía 12 casos suspeitos de infecção pelo vírus, que aguardavam resultados dos exames em análise pelo Instituto Adolfo Lutz. Os pacientes estão sendo monitorados, encontram-se em isolamento domiciliar e não apresentam sintomas graves. Não há casos confirmados. (Departamento de Comunicação PMS)

 

LEGENDA: Acompanhado por membros do Comitê Técnico COVID-19, prefeito Zezinho Gimenez anuncia medidas preventivas no âmbito municipal